AS ARTES CÊNICAS E O (DES) ENTENDIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO
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Ao pensarmos na educação formal, e principalmente na educação em Arte dentro das linguagens das Artes Cênicas (Teatro e Dança), existe um elemento fundamental que necessita ser abordado em toda sua complexidade: o corpo. Este artigo busca refletir sobre alguns aspectos da presença e da ausência do pensamento sobre o corpo na educação a partir da discussão sobre um relato de experiencia realizada em uma escola pública na cidade de Campo Grande (MS). Para essa discussão são convocados autores que propõe um olhar crítico para o corpo e para a Dança em contexto escolar e os mesmos são articulados com teóricos fundamentais para pensarmos o corpo, tais como João Francisco Duarte Junior e Merleau-Ponty. Desse modo são levantadas diversas indagações e problemáticas que rondam o corpo na educação, apontando reflexões sobre o modelo de educação que preza estritamente a racionalidade de modo a ignorar a sensibilidade e estesia na construção do conhecimento, o que faz com que a sensibilidade, a experiencia, e a estesia, não sejam entendidas como conhecimentos fundamentais na formação do sujeito educando.Downloads
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