A DOCÊNCIA COM (SEM) AS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Autores

  • Sabrina Marafiga Cardoso da Silva Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria
  • Daliana Löffler Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Canabarro Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O texto discorre sobre a construção da docência com as crianças no momento de distanciamento físico, imposto pela Pandemia do Covid-19, em que estamos sem a sua presença física, seus afetos e sorrisos, ao mesmo tempo em que manter os vínculos é essencial. As reflexões partem do vivido pelo grupo de uma Unidade de Educação Infantil e dialogam com os aspectos legais, com a Proposta Pedagógica da instituição e com autores da Educação Infantil. Trazemos para o debate aspectos sobre as relações entre adultos e crianças, a aproximação entre a família e a proposta pedagógica da instituição infantil e o uso da internet enquanto ferramenta potente de escuta das crianças, que assegure o respeito aos tempos, espaços e culturas infantis como desafios e aprendizagens expressivos nesse cenário. Diante desse contexto, atravessamos um momento intenso de reflexões e construção de novos caminhos para repensar a docência com as crianças.

Downloads

Publicado

09/06/2021

Como Citar

Silva, S. M. C. da, Löffler, D., & Canabarro, V. (2021). A DOCÊNCIA COM (SEM) AS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS. IPÊ ROXO, 3(1), 52–59. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/6356

Edição

Seção

Relatos de Experiência