O MOMENTO DE INSERÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO

Visualizações: 529

Autores

  • Andressa Gomes de Rezende Alves Professora Doutora pesquisadora e docente na Unidade Universitária de Mundo Novo-MS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • José Barreto dos Santos Professor Doutor pesquisador e docente na Unidade Universitária de Campo Grande-MS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Rubens Batista da Rocha Mestre Professor Coordenador na Secretaria Municipal de Educação de Dourados docente de Geografia na Educação Básica na Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6357

Resumo

Este artigo tem o objetivo de buscar, na história, as origens da coordenação pedagógica e sua inserção na organização do trabalho didático no interior da escola pública contemporânea, a luz do amparo legal que determinou a função de acordo com a lei 5692/1971 e a lei 9394/1996, para se compreender a função do profissional da gestão escolar pedagógica ao longo da história. Para tanto, traçamos os estudos de Gilberto Luiz Alves (2005, 2006) sobre o momento histórico em que se forjou a “organização do trabalho didático” entendida como matriz teórica, que fundamenta o trabalho didático na escola pública moderna. Como metodologia usou-se uma revisão da literatura pertinente ao objeto de estudo e fundamentou-se na análise de obras e artigos científicos, que visaram entender a função de coordenador pedagógico na contemporaneidade. Entende-se que a função de coordenador pedagógico, historicamente, é relacionada a um caráter fiscalizador do trabalho docente no interior da instituição escolar. Tal origem remonta aos anos 1970, em contexto de ditadura militar e atrelada ao governo autoritário

Downloads

Publicado

2021-06-09

Como Citar

Gomes de Rezende Alves, A., Barreto dos Santos, J., & Batista da Rocha, R. (2021). O MOMENTO DE INSERÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. IPÊ ROXO, 3(1), 60–76. https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6357

Edição

Seção

Artigos