O MOMENTO DE INSERÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO

Visualizações: 488

Autores

  • Andressa Gomes de Rezende Alves Professora Doutora pesquisadora e docente na Unidade Universitária de Mundo Novo-MS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • José Barreto dos Santos Professor Doutor pesquisador e docente na Unidade Universitária de Campo Grande-MS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Rubens Batista da Rocha Mestre Professor Coordenador na Secretaria Municipal de Educação de Dourados docente de Geografia na Educação Básica na Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de buscar, na história, as origens da coordenação pedagógica e sua inserção na organização do trabalho didático no interior da escola pública contemporânea, a luz do amparo legal que determinou a função de acordo com a lei 5692/1971 e a lei 9394/1996, para se compreender a função do profissional da gestão escolar pedagógica ao longo da história. Para tanto, traçamos os estudos de Gilberto Luiz Alves (2005, 2006) sobre o momento histórico em que se forjou a “organização do trabalho didático” entendida como matriz teórica, que fundamenta o trabalho didático na escola pública moderna. Como metodologia usou-se uma revisão da literatura pertinente ao objeto de estudo e fundamentou-se na análise de obras e artigos científicos, que visaram entender a função de coordenador pedagógico na contemporaneidade. Entende-se que a função de coordenador pedagógico, historicamente, é relacionada a um caráter fiscalizador do trabalho docente no interior da instituição escolar. Tal origem remonta aos anos 1970, em contexto de ditadura militar e atrelada ao governo autoritário

Downloads

Publicado

2021-06-09

Como Citar

Gomes de Rezende Alves, A., Barreto dos Santos, J., & Batista da Rocha, R. (2021). O MOMENTO DE INSERÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. IPÊ ROXO, 3(1), 60–76. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/6357

Edição

Seção

Artigos