O MOMENTO DE INSERÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO
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https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6357Resumo
Este artigo tem o objetivo de buscar, na história, as origens da coordenação pedagógica e sua inserção na organização do trabalho didático no interior da escola pública contemporânea, a luz do amparo legal que determinou a função de acordo com a lei 5692/1971 e a lei 9394/1996, para se compreender a função do profissional da gestão escolar pedagógica ao longo da história. Para tanto, traçamos os estudos de Gilberto Luiz Alves (2005, 2006) sobre o momento histórico em que se forjou a “organização do trabalho didático” entendida como matriz teórica, que fundamenta o trabalho didático na escola pública moderna. Como metodologia usou-se uma revisão da literatura pertinente ao objeto de estudo e fundamentou-se na análise de obras e artigos científicos, que visaram entender a função de coordenador pedagógico na contemporaneidade. Entende-se que a função de coordenador pedagógico, historicamente, é relacionada a um caráter fiscalizador do trabalho docente no interior da instituição escolar. Tal origem remonta aos anos 1970, em contexto de ditadura militar e atrelada ao governo autoritárioDownloads
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