ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980

Palavras-chave:

Alfabetização. Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa. Pessoa surda.

Resumo

O presente artigo surgiu a partir de uma experiência como
pedagoga, especificamente direcionada ao trabalho com uma aluna
surda, em que as dificuldades levaram à pesquisa e reflexão sobre a
prática. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os efeitos da
aquisição tardia da Língua no desenvolvimento da pessoa surda no
processo alfabetização e socialização escolar. A pesquisa-ação com
uma turma do 4° ano do ensino fundamental, da qual a aluna fazia
parte, passou pelas etapas de reconhecimento do campo; aplicação
de atividades; entrevistas abertas; e avaliação, com registros em
diários de campo. Os resultados mostram o interesse da
comunidade escolar em aprender a Libras e as dificuldades na
aquisição da linguagem para o letramento da aluna, o que aponta
para a necessidade da ampliação do debate e da promoção de
ações inclusivas afirmativas.

Biografia do Autor

Kátia Cristina Aragão, Faculdade São Luís de França

Graduação em Pedagogia e Pós graduação em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais - Educação Especial. Experiencia em sala multifuncional trabalhando com alunos com deficiência e construções semelhantes. Visando ampliar habilidades , promover autonomia, participação e acessibilidade na sala de aula do ensino regular e na comunidade escolar. Experiencia como pedagoga com alunos surdos e ouvintes. Atuando em sala de aula regular no planejamento, elaboração, produção e execução de plano de atendimento educacional especializado. Experiencia na organização, coordenação e administração de eventos em gerais.

Edivaldo da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Atualmente, Professor Adjunto do Departamento de Letras Libras (DELI) no Curso de Graduação em Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe.

Ann Letícia Aragão Guarany, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Educação (PPGED/UFS). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF). Licenciada em Ciências Biológicas - UFS. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no serviço público federal. Pesquisa na área de prática pedagógica, formação de professores e currículo.

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Publicado

2022-05-11

Como Citar

Cristina Aragão, K., da Silva Costa, E., & Aragão Guarany, A. L. . (2022). ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS. IPÊ ROXO, 4(1). https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980

Edição

Seção

Artigos