ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
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https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980Palavras-chave:
Alfabetização. Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa. Pessoa surda.Resumo
O presente artigo surgiu a partir de uma experiência como
pedagoga, especificamente direcionada ao trabalho com uma aluna
surda, em que as dificuldades levaram à pesquisa e reflexão sobre a
prática. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os efeitos da
aquisição tardia da Língua no desenvolvimento da pessoa surda no
processo alfabetização e socialização escolar. A pesquisa-ação com
uma turma do 4° ano do ensino fundamental, da qual a aluna fazia
parte, passou pelas etapas de reconhecimento do campo; aplicação
de atividades; entrevistas abertas; e avaliação, com registros em
diários de campo. Os resultados mostram o interesse da
comunidade escolar em aprender a Libras e as dificuldades na
aquisição da linguagem para o letramento da aluna, o que aponta
para a necessidade da ampliação do debate e da promoção de
ações inclusivas afirmativas.
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