ALFABETIZAÇÃO

OS DESENVOLVIMENTOS E AS HABILIDADES METALINGUÍSTICAS QUE OCORREM NAS CRIANÇAS

Visualizações: 341

Autores

  • Terezinha Garcia Cazuza Martinez Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Michele Varotto Machado

DOI:

https://doi.org/10.61389/iproxo.v5i1.7006

Palavras-chave:

Evolução infantil

Resumo

Este trabalho se justifica por ressaltar os desenvolvimentos e as habilidades metalinguísticas nas crianças no que diz respeito à alfabetização, conteúdo que traz o material didático HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO, da Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), focando em todo o processo que passa a criança desde seu nascimento até a alfabetização e apresentando os desenvolvimentos e as habilidades metalinguísticas que elas adquirem com o tempo até serem alfabetizadas. Para este trabalho foram elencados os seguintes objetivos: analisar a importância da língua e da linguagem no ato de alfabetizar; refletir sobre a valia do estímulo e mediação de conhecimento às crianças; compreender o desenvolvimento infantil na linguagem oral; entender o desenvolvimento da linguagem escrita na criança. Esta é uma pesquisa qualitativa, que resultou conhecimento sobre conceito e funções da língua e da linguagem, além de compreender como ocorre o processo de leitura e escrita nas crianças. O presente trabalho atende a professores que queiram aprender mais sobre o assunto e a estudiosos da área. Sua realização, possibilitou concluir que cada ser humano é único em seu tempo de aprender e que o professor, assim como os pais ou responsáveis devem respeitar o tempo de cada aluno, mas sempre os estimulando, observando e desenvolvendo atividades significativas e atrativas.

Referências

AMARAL, M. do C. G. R. A Importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento da oralidade. 2015. 141 f. Relatório (Mestrado em Educação Pré – Escolar) - Instituto Superior Politécnico Gaya - Escola Superior de Educação de Santa Maria, 2015. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/20036/1/Tese_Carminho_visto.pdf. Acesso em: ago. 2020

CADAN, L. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Modalidade de Ensino a Distância - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Medianeira, 2012. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21000/2/MD_EDUMTE_II_2012_11.pdf. Acesso em: ago. 2020

LIBÂNEO, J. C. Didática: teoria da instrução e do ensino. Os componentes do processo didático. In: LIBÂNEO, J. C. Didática/ José Carlos Libâneo. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2013. v. 2, p.57.

Material didático ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Curso de pós-graduação FAVENI.

MENDES, S. S. R. A consciência fonológica e a importância do seu domínio na aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial domínio cognitivo e motor) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2015. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/3151/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20formatada.pdf. Acesso em: ago. 2020.

MEDEIROS, M.; BEZERRA E. de L. B. Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do projeto alfabetizar com sucesso. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), p. 26-41, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/DWfJyH4ms7ymzJWWzcQkF8G/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: ago. 2020.

MIRANDA, S. G. de M. Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem. Griot: Revista de Filosofia, p. 24–38, julho, 2010. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/462. Acesso em: ago. 2020.

SANTOS, J. S. A. dos; JÚNIOR, S. B. T. Aprendizagem Significativa na Educação Infantil: A Relevância da Prática Docente no Desenvolvimento Integral da Criança. X Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, Educon, Aracaju, Volume 10, n. 01, p.1-17, set/2016. Disponível em: www.educonse.com.br/xcoloquio. Acesso em: ago. 2020.

SOUZA, E. S. et al., INTERAÇÃO SOCIAL E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO ENTRE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Psicologia.pt – Portal dos psicólogos, ISSN 1646-6977. Documento publicado em 04.02.2018. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0429.pdf. Acesso em: ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

Garcia Cazuza Martinez, T., & Machado, M. V. (2023). ALFABETIZAÇÃO: OS DESENVOLVIMENTOS E AS HABILIDADES METALINGUÍSTICAS QUE OCORREM NAS CRIANÇAS. IPÊ ROXO, 5(1). https://doi.org/10.61389/iproxo.v5i1.7006

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)