O Método Halliwick de Natação

uma revisão bibliográfica

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Física, Deficiência Visual, Método Halliwick

Resumo

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas. Os benefícios da natação para deficiente visual estão relacionados ao desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo. O presente artigo objetivou, por revisão bibliográfica, analisar o programa dos dez pontos do Método Halliwick de natação em crianças com Deficiência Visual, enfatizando principalmente os benefícios obtidos com esta realidade instaurada, nas dimensões cognitivas, afetivas e motoras dessas crianças em ambiente aquático. A água permite as pessoas realizem movimentos incríveis que se fossem feitos no solo seriam de maior dificuldade e executados por poucos, a água também proporciona às pessoas com deficiência inúmeros benefícios como: reeducação e estimulação de músculos paralisados, fortalecimento da musculatura que auxilia na postura, alivio de dores, trabalho de
força sem preocupações com atrito, intervenção perceptivo-motora, independência na mobilidade, entre outras. Sendo assim, os procedimentos metodológicos adotados foram aplicados em crianças de sete a treze anos de idade.

Biografia do Autor

Ulysses Gomide Neto, SED São Carlos

Professor na Rede Municipal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela UFSCar, possuí graduações em: Licenciatura em Educação Física (FESC-1997), Licenciatura em Pedagogia (UNICEP-2006), Licenciatura em Matemática (UNIMES-2017), Bacharelado em Psicologia (UNICEP-2020) e Licenciatura em História (UNAR - 2021). Especialista nas seguintes áreas: Ciência do Exercício Físico na Saúde e Personal Training (UNIFRAN-2001); Psicopedagogia (São Luís-2007); Alfabetização e Letramento (São Luís-2013); Educação Especial: Atualidades e Tendências do Processo Inclusivo para a Pessoa com Deficiência Intelectual (São Luís-2015); Tutoria em EaD e Docência do Ensino Superior (FAVENI-2015) e Psicologia Comportamental e Cognitiva em andamento.

Fátima Elisabeth Denari, UFSCar

Graduada em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (1976), em Complementação Pedagógica pela Faculdade Sâo Luiz (1986), Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e Doutora em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado 4 junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e professor e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial.  Professora colaboradora junto ao Programa de Pós Graduação em Diversidade e Educação Sexual da FCL/UNESP, campus de Araraquara.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASIL HALLIWICK. Hallwick. 2010. Disponível em: <http://www.halliwick.com.br/>. Acessado em: 28/06/2021.

ASSOCIATION OF SWIMMING THERAPY (A.S.T). Natação para Deficientes. São Paulo: Manole, 1986.

ASSOCIATION OF SWIMMING THERAPY (A.S.T). Natação para Deficientes. 2ª Ed. São Paulo: Manole, 2000.

BÔSCOLO, E. F. M; VANÍCOLA, M. C; TEIXEIRA, L. Atividades Aquáticas Adaptadas. In: TEIXEIRA, L. Atividade Física Adaptada e Saúde: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2008.

CAMPION, M. R. Hidroterapia: princípios e prática. Barueri: Manole, 2000. 1 ª edição brasileira.

GARCIA, M. K. Método Halliwick. In: Freitas Júnior, G. C. A Cura pela Água: hidrocinesioterapia – teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2005.

KELSEY, B. Apostila do Curso de Fundamentação do Conceito Halliwick. Halliwick Association of Swimming Therapy. London, 2010.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos Ltda., 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/in dex.php?lingua=portugues- portugues&palavra=empuxo>. Acessado em: 14/05/2021.

Downloads

Publicado

13/06/2022

Como Citar

Gomide Neto, U., & Denari, F. E. (2022). O Método Halliwick de Natação: uma revisão bibliográfica. IPÊ ROXO, 4(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/7024

Edição

Seção

Artigos