ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
Visualizações: 546DOI:
https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980Palabras clave:
Alfabetização. Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa. Pessoa surda.Resumen
O presente artigo surgiu a partir de uma experiência como
pedagoga, especificamente direcionada ao trabalho com uma aluna
surda, em que as dificuldades levaram à pesquisa e reflexão sobre a
prática. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os efeitos da
aquisição tardia da Língua no desenvolvimento da pessoa surda no
processo alfabetização e socialização escolar. A pesquisa-ação com
uma turma do 4° ano do ensino fundamental, da qual a aluna fazia
parte, passou pelas etapas de reconhecimento do campo; aplicação
de atividades; entrevistas abertas; e avaliação, com registros em
diários de campo. Os resultados mostram o interesse da
comunidade escolar em aprender a Libras e as dificuldades na
aquisição da linguagem para o letramento da aluna, o que aponta
para a necessidade da ampliação do debate e da promoção de
ações inclusivas afirmativas.
Citas
ARAÚJO, C. C. M.; LACERDA, C. B. F.. Esferas de atividade simbólica e a construção
de conhecimento pela criança surda. Revista Brasileira de Educação Especial, 2008.
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: Uma metodologia do “conhecer” e do “agira” coletivo.
Sociedade em Debate, Pelotas, 7 (23):5-25, Agosto/2001.
FERNANDES, C. C.; ROMEIRO, C. A. A contribuição da datilologia como estratégia
metodológica no processo de alfabetização. Revista Diálogos. V. 4, N. 1, 2016.
GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. São Paulo: Autores Associados, 1996.
JEREMIAS, D. do A. Alfabetização de surdos por uma prática alinhada ao modelo
ideológico de letramento. Revista Linguagens & Letramentos, Cajazeiras - Paraíba. v.3,
nº 1, Jan -Jun, 2018.
LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos
surdos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 46, 1998, p. 68-80.
LACERDA, C. B. F. A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais:
Trabalhando com sujeitos surdos. Cadernos Cedes, v.20 n.50 Campinas Apr. 2000.
LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores
e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos Cedes, v. 26, n.69 Campinas, 2006.
LEITE, T. de A. Língua, Identidade e Educação de Surdos. Ponto Urbe [Online], 2 |
Disponível em: http:// journals.openedition.org/pontourbe/1912 ; DOI :
4000/pontourbe.1912. Acessado em: 20 de fevereiro de 2020
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes,
PETITTO, L. A. et al. The Bilingual Paradox: How signing-speaking bilingual children
help us to resolve it and teach us about the brain’s mechanisms underlying all langyage
acquisition. Learning Languages, v. 8, n. 3 p. 5-18, 2003. Disponível em: http://www.
dartmouth,edu/ Ipetitto/Largequick.html. Acessado em: 29 de janeiro de 2020.
ROSSI, T.R.F. Um processo em direção ao bilingüismo. In: LACERDA, C.B.F.;
NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. (Org.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngüe.
São Paulo: Plexus, 2000. p. 99-102.
SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago,
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, R. M. et. al. Os desafios de alfabetizar alunos surdos na sala de ensino regular.
Anais do II CINTEDI – Congresso Internacional de Educação Inclusiva, Campo Grande,
Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/
trabalhos/TRABALHOEV060MD1SA12ID326513102016184204.pdf. Acessado em: 20
de novembro de 2019.
SALGADO, M.; SILVA, D. J. da. Análises de pesquisas sobre a Educação Especial
Inclusiva: a (in)diferenciação e o preconceito. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-13, 21 out.
SIGOLO, C.; LACERDA, C. B. F. Da suspeita à intervenção em surdez: caracterização
deste processo na região de Campinas/SP. Revista Jornal da Sociedade Brasileira de
Fonoaudiologia. n.23, Vol. 1, Mar 2011.
SOARES, M. Letramento e escolarização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT
Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPED, realizada em
Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. Revista de Educação, n.25 Jan /Fev
/Mar /Abr 2004.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.