Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Ipê Roxo é um periódico idealizado e criado pelo grupo de profissionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Jardim.

Tem por objetivo a divulgação de pesquisas científicas inéditas e relevantes, desenvolvidas em âmbitos nacional e internacional, publicando trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol. Busca pesquisas com relevante temática social, cultural, política, estética e/ou educacional, na grande área das Ciências Humanas.

Dará ainda especial destaque para pesquisas acerca da região fronteiriça, do estado de Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

Desde 2021 publica em Fluxo Contínuo e Dossiês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as submissões são realizadas on-line e devem obedecer aos critérios estabelecidos em Diretrizes para Autores.

Após a postagem do texto os editores da Revista verificam se o texto está em conformidade com as normas da Revista, se apresenta sigilo quanto aos autores e verifica possíveis plágios em softwares específicos. Se o texto passar por tais checagens, indica-se pareceristas ad-hoc, pesquisadores de reconhecida competência que investigam os conteúdos das propostas de submissão. Todos os textos são avaliados por pelo menos dois avaliadores, podendo ser designado um terceiro revisor caso não haja unanimidade entre os pares. 

Após a avaliação, o texto poderá ser:

a) rejeitado;

b) aceito, mediante correções obrigatórias;

c) aceito;

No primeiro caso o texto será arquivado. No segundo, os autores deverão revisar atentamente os pontos indicados pelos avaliadores, enviando o texto posteriormente a tais ajustes, momento em que ocorrerá uma nova avaliação. No caso do aceite, o texto entrará para a fila da editoração, devendo ser publicado pela revista no momento mais adequado.


Periodicidade

Revista publicada em fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.