A importância da ética para a formação do estudante de direito

Visualizações: 717

Autores

Resumo

O escopo geral do artigo é apresentar a necessidade da ética na formação acadêmica dos bacharéis em Direito, para tanto, discute-se os conceitos basilares que definem a ética geral e a profissional jurídica. Posteriormente a análise perpassa para a formação ética nos cursos de direito e pela importância da inserção desta disciplina nos bancos acadêmicos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e a técnica, bem como a pesquisa narrativa autobiográfica. Por fim, conclui-se que o ensino da ética, ressalvadas as disposições especificas dos códigos normativos e das especificidades relativas à profissão, precisa compreender, também, valores fundamentais ao desenvolvimento social e humano dos indivíduos, que primem pela valorização da dignidade da pessoa humana e pela justiça, fins últimos do Direito. Assim, uma formação responsável e consciente deve ser disponibilizada aos futuros profissionais do Direito, para que estes ampliem suas virtudes e princípios.      

Biografia do Autor

Estefânia Naiara da Silva Lino, UNIRV

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Área de Concentração: Efetividade do Direito na linha de pesquisa: Ética, Linguagem e Justiça. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP (UNITOLEDO) na Área de Concentração: Prestação Jurisdicional no Estado Democrático de Direito; Linha de Pesquisa Tutela Jurisdicional dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos (2011). Especialista em Auditoria e Planejamento Tributário pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007) (UEMS) e em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) (UFMS). Participante do Conselho Editorial da Revista Jurídica Impressa da Universidade de Rio Verde (UNIRV). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde (UNIRV). Professora Adjunta nível I na Universidade de Rio Verde - GO. Advogada. Atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, tutela jurisdicional, filosofia do direito, análise econômica do direito e direito ao desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Soratto, F. P., & da Silva Lino, E. N. (2018). A importância da ética para a formação do estudante de direito. STATUS LIBERTATIS, 1(1), 120–146. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/libertatis/article/view/2517