AS IMPLICAÇÕES DOS FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA ESTIGMATIZAÇÃO DO R

THE IMPLICATIONS OF EXTRALINGUISTIC FACTORS IN THE STIGMATIZATION OF R

Visualizações: 225

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.7618

Palavras-chave:

Dialetologia Pluridimensional, Variação Linguística, Preconceito Linguístico, Identidade, Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este artigo objetiva descrever e analisar as produções e os contextos de produção do fonema r-forte, bem como os seus empregos e seus registros tidos em dois espaços geográficos distintos. Para tanto, com base na Dialetologia Pluridimensional e Relacional de Thun (2005, 2010), realizou-se uma pesquisa qualitativa, com oito informantes ítalo-brasileiros e oito informantes luso-brasileiros, em dois municípios do oeste de Santa Catarina, Chapecó e Palmitos. Buscou-se averiguar quais são os fatores linguísticos que tendem a influenciar para o uso de variantes do fonema /r/ e a quais ideologias sociais estão associadas a isso, bem como investigar se as pronúncias de /r/ favorecem a construção de identidades e, ainda, avaliar e cogitar as motivações do emprego de determinadas variantes. São apresentadas as variantes do /r/ do português brasileiro (PB) e discorre-se acerca da Variação Linguística com base em Silva; Aguilera (2014), Altenhofen; Thun (2016) e Coelho et al. (2012). A partir da análise de dados, constata-se o uso frequente de Tepe em diferentes posições silábicas na fala dos informantes e que essa pronúncia não é percebida com estigma, possivelmente por tratar-se de uma realização padrão com valoração local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá Caroline Restelli, UFFS - Campus Chapecó

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó. Graduada em Letras, Português e Espanhol - Licenciatura pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Atlas das Línguas em Contato na Fronteira - ALCF. Atualmente é professora de idiomas no Colégio Logosófico González Pecotche, unidade Chapecó. 

Cristiane Horst, UFFS - Campus Chapecó

Professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó - UFFS. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL (Mestrado e Doutorado) e do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol. Vice-líder do grupo de pesquisa "Atlas das Línguas em Contato na Fronteira", integrante do grupo de pesquisa "Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias" (coordenado pelo Prof. Dr. Cléo Vilson Altenhofen da UFRGS) e integrante do grupo de pesquisa "Estudos de Plurilinguismo, Variação e Contatos Linguísticos" (coordenado pela Profa. Dra. Cláudia Camila Lara - FURG). É responsável pelo projeto "Atlas das Línguas em Contato na Fronteira: Oeste Catarinense - ALCF-OC", (aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal e Edital FAPESC 3-2018) e do projeto "Por uma educação plurilinguística/para o plurilinguismo", como também, coordenadora do grupo de estudos Atlas das Línguas em Contato na Fronteira. É membro da Geselschaft für die Deutsche Sprache (GfdS), extensão Porto Alegre. Possui Graduação em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e doutorado em Letras/Filologia Românica pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel (Alemanha) (2009). Em 2020-2021 realizou seu pós-doutorado na Universität Augsburg (UNA) na Alemanha com superpervisão do Prof. Dr. Joachim Steffen. Tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo e línguas em contato, dialetologia pluridimensional, variação e diversidade linguística, ensino de línguas em contextos multilíngues, educação plurilinguística e formação de professores.

Referências

ALTENHOFEN, C. V.; Thun, H. As migrações e os contatos linguísticos na geografia linguística do sul do Brasil: Bacia do Prata. In.: AGUILERA, V. DE A.; ROMANO, V. P. (Org.). A geolinguística no Brasil: caminhos percorridos, horizontes alcançados. Londrina: Eduel, 2016. p.371-392.

ALTENHOFEN, C. V; Margotti, FW. O português de contato e o contato com as línguas de imigração no Brasil. In: MELLO, H.; ALTENHOFEN, C. V.; RASO, T. (org.). Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 289-316.

ALTENHOFEN, C. V. Política linguística, mitos e concepções linguísticas em áreas bilíngues de imigrantes (alemães) no Sul do Brasil. RILI, [s.l.], v.3, n.1, p.83-93, mai. 2004.

BAGNO, M. A mitologia do preconceito linguístico. In.: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Editora Loyola, 1999. p.13-69.

BARRERA, S. D.; MALUF, M. R.. Variação linguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 8, n. 1, p.35-46, 2004.

CASTILHO, A. T. de. Variação dialetal e ensino institucionalizado da língua portuguesa. Caderno de Estudos Linguísticos, [s.l.], n. 1, p. 13-20, 1978.

COELHO, I. L. et al.. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2012.

CURIOLETTI, D. S. S. Lusismos no inglês em comunidades bilíngues português/italiano no oeste catarinense: a realização do /R/. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2014.

CURIOLETTI, D. S. S.; Sandri, MM. A representação fonológica da vibrante no português brasileiro. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 59, p. 149-168, out. 2019.

HORST, C.; KRUG, M.; FORNARA, A. E. Estratégias de manutenção e revitalização linguística no oeste catarinense. Organon: Porto Alegre, v.32, n.62, jun. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CIDADES E ESTADOS: Chapecó. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/chapeco.html Acesso em: 27 nov. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CIDADES E ESTADOS. Cidades e Estados: Palmitos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/palmitos/panorama Acesso em: 15 dez. 2021

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAl. Língua Talian. 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/183/ . Acesso em: 24 mar. 2021.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAl. Guia de línguas disponibiliza consulta de palavras em Talian. [s.l.], 17 jul. 2015. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/2858/guia-de-linguas-disponibiliza-consulta-de-palavras-em-talian Acesso em 15 dez. 2021.

KRUG, M. J.; HORST, C. Identidade e comportamento étnico-linguístico em um contexto multilíngue no sul do Brasil: teoria e prática. Nonada: Letras em Revista. 2015, 1(24), 173-187.

MARGOTTI, F. W. Difusão sócio geográfica do português em contato com o italiano no Sul do Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2004.

MEZZOMO, C. L.; LUIZ, S. W. Interferência da variante linguística nas estratégias de reparo utilizadas no processo de aquisição fonológica. J Soc Bras Fonoaudiol, Santa Maria, v. 24, n. 3, p. 239-247, 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMITOS. História e colonização de Palmitos. Palmitos, 2017. Disponível em: https://www.palmitos.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/23928. Acesso em 24 mar. 2021.

SILVA, H. C. da AGUILERA, V. de A. O poder de uma diferença: um estudo sobre crenças e atitudes linguísticas. Alfa, São Paulo, v. 58, n. 3, p. 703-723, 2014.

SILVA, T. C. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 7.ed. São Paulo: Contexto, 2003.

SPESSATTO, M. B. Marcas da história: características dialetais dos imigrantes italianos na fala de Chapecó. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.

THUN, H. A dialetologia pluridimensional no Rio da Prata. In: ZILLES, A. M. Estudos de variação Linguística no Brasil e no Cone Sul/organizado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

THUN, H. Variety complexes in contact: A study on Uruguayan and Brazilian Fronterizo. In: AUER, Peter & SCHMIDT, Jürgen Erich (eds) Language and space: theories and methods. Berlin/New York: de Gruynter, 2010. p. 706-723 (HSK 30.1)

Downloads

Publicado

04-11-2023

Como Citar

Restelli, T. C., & Horst, C. (2023). AS IMPLICAÇÕES DOS FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA ESTIGMATIZAÇÃO DO R: THE IMPLICATIONS OF EXTRALINGUISTIC FACTORS IN THE STIGMATIZATION OF R. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(41), 1–23. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.7618