A FAMÍLIA PAITER SURUÍ E A SURDEZ: OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO

THE PAITER SURUÍ FAMILY AND DEAFNESS: THE CHALLENGES OF COMMUNICATION

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DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.7771

Palavras-chave:

Surdo indígena, Família, Comunicação

Resumo

Este artigo aborda a questão do processo de comunicação das famílias indígenas do Povo Paiter Suruí com seus filhos surdos. Objetiva discorrer sobre como ocorre o referido processo entre os surdos indígenas e seus familiares; verificando quais são as dificuldades encontradas e qual a visão famíliar acerca surdez. Metodologicamente utilizamos os pressupostos dos estudos pós-críticos de Meyer e Paraíso (2012), segundo os quais não há uma metodologia ou estratégias únicas para procedimentos; mas tão-somente orientações que possibilitam a elaboração de métodos com o intuito de atender os objetivos da pesquisa, adequando às necessidades e articulando teorias e conceitos. De maneira geral, a família executa a função de cuidar, dar proteção e promover a saúde, o bem-estar; incluindo nesse conjunto, no caso das famílias com filhos surdos, a função de promover a aprendizagem de outra língua, a de sinais, neste caso, os Sinais Paiter Suruí - SPS. Os resultados alcançados nesta pesquisa nos mostram que os surdos Paiter Suruí são sinalizantes, usam os Sinais Paiter Suruí (SPS). Entretanto, também constatamos que, em sua maior parte, as famílias participantes do estudo relatam que não se utilizarem de sinais com seus filhos, fazem apenas o uso da língua oral Paiter Suruí e que muitas vezes não há compreensão por ambas as partes. Ademais, os pais relataram o sentimento comum de tristeza por verem seus filhos como alvo de preconceito e não por que, em sua grande maioria, não conseguirem a inserção efetiva na sociedade.

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Biografia do Autor

Miriã Gil de Lima, UNIR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL) da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). Docente da UNIR, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles - Cacoal/RO, lotada no Departamento Acadêmico de Administração.

Priscilla Alyne Sumaio Soares, UNESP

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011. Defendeu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAr em 2014, sendo bolsista FAPESP. Atuou principalmente em Lexicologia, Morfologia, Sintaxe, língua de sinais brasileira (LIBRAS) e sinais terena. Deu início ao trabalho de coleta e análise de dados com surdos e ouvintes terena em 2011, participando de projetos ligados à documentação de línguas indígenas e educação escolar indígena. Defendeu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAr em 2018, sendo bolsista CAPES, com foco nas seguintes áreas: Documentação Linguística, Lexicologia, Morfologia, Sintaxe, Fonologia, Línguas de Sinais. É pós-graduada em LIBRAS pela FAVENI e tem experiência em tradução e interpretação de LIBRAS-Português.

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

Lima, M. G. de, & Soares, P. A. S. (2024). A FAMÍLIA PAITER SURUÍ E A SURDEZ: OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO: THE PAITER SURUÍ FAMILY AND DEAFNESS: THE CHALLENGES OF COMMUNICATION. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(41), 1–23. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.7771