CONSEQUÊNCIAS DO ALTEAMENTO E DO APAGAMENTO À DESESTRUTURAÇÃO SILÁBICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO PORTUGUÊS EUROPEU
Visualizações: 24Palavras-chave:
Alteamento, apagamento, vogal pretônica, Português Brasileiro, Português EuropeuResumo
O presente trabalho orienta-se para o estudo do processo de variação das vogais átonas na pauta pretônica no Português Brasileiro e no Europeu. O objetivo geral deste trabalho é verificar, numa mesma sincronia, como o comportamento variável das vogais médias na pauta pretônica poderia desencadear a desestruturação do esqueleto silábico nessas variedades, por meio de uma análise sociolinguística quantitativa variacionista (Weinreich et alii (2006 [1968])) sob orientação laboviana (Labov, 1994), a qual visa a aliar a observação do comportamento estrutural da língua aos aspectos sociais que interferem na variação/mudança linguística. Os arquivos de áudio utilizados como base para a análise desta pesquisa fazem parte do Corpus Concordância. Para a constituição dessa amostra, foram recolhidas dezoito gravações em cada região. Os resultados da análise variacionista demonstraram que, no Português Brasileiro, o processo de alteamento parece estar em regressão, principalmente, no quadro das posteriores, que obteve um percentual de 17% apenas. No Europeu, esse processo ocorre em um estágio mais avançado. No que concerne às anteriores, esse processo avançou para a centralização da vogal alteada e, em seguida, ao cancelamento, e, com relação às posteriores, o processo não está tão à frente, pois o percentual de cancelamento da vogal é relativamente baixo, 6,5%. Dessa forma, observa-se que, em ambas as variedades, os processos aqui analisados encontram-se em um estágio mais avançado no quadro das anteriores.
ABSTRACT: This work is oriented towards the study of unstressed vowel variation process in pretonic position in Brazilian and European Portuguese. The aim of this study is to verify, in the same synchrony, as the variable behavior of the middle vowels in pretonic position could trigger the disintegration of syllabic structure in this varieties, through a sociolinguistic variationist quantitative analysis (Weinreich et al (2006 [1968])) under Labov orientation (Labov, 1994), which aims to combine the observation of the structural behavior of language with the social aspects that affect the language variation /change. The data used as the basis for analysis of this study are part of the Corpus Concordância. For the constitution of the sample, eighteen recordings were collected in each region. The results of variational analysis showed that, at Brazilian Portuguese, the process of heightening regression appears to be primarily under the rear, which achieved a percentage of only 17%. In European, this process is more advanced. Regarding the former, the process advanced to the centralization of high vowel and then the deletion, and, with respect to the later, the process is not so far ahead as the cancellation percentage of vowel is relatively low, 6.5%. Thus, it is observed that, in both varieties, processes analyzed here are in a more advanced stage in the context of the above.
KEYWORDS: Raising; Deletion; Pretonic vowel; Brazilian Portuguese; European Portuguese
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.