MONOTONGAÇÃO DO DITONGO [EJ] NA ESCRITA DE ESTUDANTES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Visualizações: 63Palavras-chave:
Monotongação, Sociolinguística, DitongoResumo
Os primeiros estudos na área da sociolinguística foram realizados por William Labov (1972), que passou a analisar a relação entre a língua e a sociedade. Esses estudos têm contribuído para o aprimoramento das aulas, tanto de língua materna quanto de língua estrangeira, analisando as variações linguísticas na fala e na escrita. Este trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de monotongação, processo em que ocorre o apagamento da semivogal em ditongos crescentes e decrescentes, tanto na fala quanto na escrita. Neste caso, investigamos a ocorrência de monotongação do ditongo fechado [ej], como em “peixe”, na escrita de 48 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas escolas públicas, uma na cidade de Novo Hamburgo/RS e a outra de Estância Velha/RS. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas nas quais as acadêmicas apresentavam substantivos representados por imagens. Dessa maneira, eles deveriam produzir frases utilizando as palavras em questão. Os dados foram sistematizados no Goldvarb X e analisados à luz das teorias de Labov (1972), Hora e Aquino (2006) e Hora e Henrique (2013). Observamos que a escolaridade e o contexto fonológico posterior são fatores relevantes para a ocorrência dessa redução.
ABSTRACT: The first studies in the field of sociolinguistics were performed by William Labov (1972), which have examined the relationship between language and society. These studies have contributed for the improvement in classes, thus of mother tongue as a foreign language, analyzing the linguistic variations in speaking and writing abilities. This work aims to analyze the occurrence of monophthongization, process where the suppression of glide in increasing and decreasing diphthongs, both in speech and in writing. In this case, we have investigated the occurrence of monophthongization of the closed diphthong [ej] such as in "peixe" in the writing of 48 students of the first years of Elementary School. Data collection was conducted in two public schools, in Novo Hamburgo/RS and Estancia Velha/RS. Data were obtained through interviews that the academics have shown, to the students, nouns represented by images. Thus, they should produce sentences using the nouns. The data were codified in Goldvarb X and analyzed from the perspective of Labov (1972), Hora & Aquino (2006) and Hora & Henrique’s (2013) theories. We have watched that schooling and later phonological context are relevant factors for the occurrence of monophthongization reducing.
KEYWORDS: Monophthongization; Sociolinguistics; Diphthong.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.