UMA BREVE RETROSPECTIVA DE ESTUDOS EM SOCIOLINGUÍSTICA NO BRASIL: 2006 – 2016
Visualizações: 40Palavras-chave:
Sociolinguística, Variação Linguística, Línguas em contatoResumo
Apresenta-se neste trabalho uma breve retrospectiva de estudos realizados em sociolinguística entre os anos de 2006 a 2016, observando o que vem sendo pesquisado por estudiosos nesta área. O objetivo deste trabalho é tentar atualizar, na medida do possível, o histórico de estudos que vêm sendo realizados na sociolinguística brasileira, focando mais nos aspectos que foram apontados por Zilles e Faraco (2006). A sociolinguística é uma ciência interdisciplinar que possui seu foco na língua e na sociedade, sendo que, há anos as pesquisas sociolinguísticas ficavam a cargo da dialetologia e geolinguística devido o contexto das línguas de imigração presentes no sul do Brasil. Os sociolinguistas ainda possuem muito trabalho com as línguas brasileiras de imigração que formam áreas extensas de contatos linguísticos. Além disso, as áreas fronteiriças também envolvem amplo contato linguístico e a formação de diferentes variedades do português. Por fim, todos estes contextos linguísticos (variedades da língua portuguesa, línguas brasileiras de imigração e línguas fronteiriças em contato) merecem atenção especial dos pesquisadores para contribuir na resolução dos problemas educacionais e sociais.
ABSTRACT: This paper presents a brief retrospective studies in sociolinguistics that comprehend the 2006-2016 period, pointing what have been researched by scholars in this field. The goal of this study is to try to update, as much as possible, the historical studies that have been conducted in the Brazilian sociolinguistics, specially focusing on the aspects that have been pointed out by Zilles and Faraco (2006). The sociolinguistics is an interdisciplinary science that has its focus on language and society, and for years the sociolinguistic researches were carried out by the dialectology and geolinguistic due the context of immigration languages present in southern Brazil. Sociolinguists still have a lot of work with Brazilian immigration languages that constitute extensive areas of linguistic contacts. In addition, border areas also embrace extensive language contact and the formation of different varieties of Portuguese. In brief, all these linguistic contexts (varieties of Portuguese, Brazilian immigration and border languages in contact) deserve special attention from researchers in order to contribute in solving the educational and social problems.
KEYWORDS: Sociolinguistics. Linguistic Variation. Languages in contact.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.