O PROJETO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS ORAL CULTO DE FORTALEZA - PORCUFORT
DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS
Visualizações: 43Palavras-chave:
Sociolinguística Variacionista, Banco de dados, Fala culta, PORCUFORT, Fortaleza-CEResumo
Este artigo vem apresentar o único corpus, até então, de fala culta cearense: o Projeto Português Oral Culto de Fortaleza, o PORCUFORT, sediado na Universidade Estadual do Ceará. Esse banco de dados foi constituído sob os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, [1972] 2008; WEINREICH; LABOV; HERZOG, [1968] 2006) para servir como fonte de dados de diversos estudos linguísticos e de descrição da variedade culta fortalezense, tanto por instituições cearenses, como brasileiras. O Projeto PORCUFORT está inserido no contexto da Sociolinguística Variacionista no Brasil e abriu, desde sua criação, na década de 1990, espaço para a realização de diversos estudos de descrição linguística dos falantes fortalezenses tidos como cultos (pessoas com nível superior completo). Este texto traz uma investigação de cunho histórico e bibliográfico com o objetivo de oferecer ao público, tanto a história da constituição do PORCUFORT, e seu estágio atual, quanto todas as pesquisas realizadas até o momento, a partir dos dados oriundos desse banco de dados, que possibilitou, ao longo de seus 24 anos de existência, a publicação de livros, capítulos de livros e artigos científicos, bem como a orientação de diversos estudos, que, até o momento, somam, ao todo, 47 trabalhos científicos realizados em território brasileiro.
ABSTRACT: This article presents the only corpus, until then, of cultured speech from Ceará: Projeto Portuu3s Oral Culto de Fortaleza, the PORCUFORT, headquartered at the State University of Ceará. This database was constituted under the theoretical-methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics (LABOV, [1972] 2008; WEINREICH; LABOV; HERZOG, [1968] 2006) to serve as a data source for several linguistic studies and variety descriptions, both by institutions from Ceará and Brazil. The PORCUFORT Project is inserted in the context of Variationist Sociolinguistics in Brazil and has opened, since its creation, in the 1990s, space for the realization of several studies of linguistic description of the speakers strengthens taken as cults (people complete upper level). This text brings a historical and bibliographical research with the objective of offering the public, both the history of the constitution of PORCUFORT and its current stage, as well as all the research carried out so far, based on data from this database, which made possible, during its 24 years of existence, a publication of books, chapters of books and scientific articles, as well as an orientation of several studies, which, up to the present time, total 47 scientific works carried out in Brazilian territory
KEYWORDS: Variationist Sociolinguistics; Database; Cultured speech; PORCUFORT; Fortaleza-CE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.