O UNIVERSO TERMINOLÓGICO DA CULTURA AGROEXTRATIVISTA DO MARANHÃO
UM OLHAR SOBRE O DISCURSO ESPECIALIZADO DE AGRICULTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR E DAS QUEBRADEIRAS DE COCO DO MARANHÃO
Visualizações: 20Palavras-chave:
Discurso especializado, Cana-de-Açúcar, Babaçu, Campos ConceituaisResumo
RESUMO: Este é um estudo sobre o discurso e sobre o léxico do universo especializado agrícola do Maranhão. Busca-se mostrar que os saberes tradicionais do povo do Maranhão são saberes especializados que apresentam estruturas conceituais que podem ser observadas com a análise do léxico e do discurso dos especialistas dessas culturas. Para ilustrar as discussões colocadas no texto, foram analisados dois universos diferentes de especialização agrícola da cultura econômica e da culinária do estado: a cana-de-açúcar e o coco babaçu. O corpus desta pesquisa é composto por uma compilação de unidades lexicais próprias desses universo que foram retiradas de entrevistas com plantadores e quebradeiras de coco babaçu de diferentes regiões do estado do Maranhão. O estudo toma como aporte teórico discussões feitas no âmbito da Terminologia Descritivista, campo de estudos que faz a descrição e análise dos discursos e do léxico especializado das diferentes áreas do saber humano. Nesse sentido, os dados mostram que embora os discursos apresentem macro campo conceituais semelhantes, as unidades lexicais revelam particularidades desse universo, tanto do ponto de vista conceitual quanto lexical. Os dois campos apresentam unidades lexicais para denominar cada ponto conceitual do universo de conceitos existentes e essa denominação está diretamente relacionada com o olhar do mundo de cada cultura especializada. Com a apresentação e a análise que se fazem aqui, é possível concluir que o reconhecimento desses campos como campos de conhecimentos específicos é importante para a conservação dessas culturas.
ABSTRACT: This study is about the discourse and the lexicon of the specialized agricultural universe from Maranhão. It shows that the traditional knowledge of people from Maranhão is a specialized knowledge that presents conceptual structures that can be observed in the analysis of the lexicon and the discourse of the specialists of these cultures. For making this discussion clearer, two different universes of agricultural specialization of the state were analyzed: sugar cane and babaçu coconut. The corpus of this research is composed of a compilation of lexical units of these universe that were taken from interviews with planters and babaçu coconut breakers from different regions of the state of Maranhão. The study takes as theoretical contribution discussions within the scope of descriptive terminology, field of studies that makes the description and analysis of the discourses and the specialized lexicon of the different areas of human knowledge. In this way, the data shows that although the discourses present similar macro conceptual fields, the lexical units reveal particularities of this universe, both from conceptual and lexical point of view. The two fields present lexical units to denominate each conceptual point of the universe of existing concepts and this denomination is directly related to the look of the world of each specialized culture. With the presentation and the analysis that is done here, it is possible to conclude that the recognition of these fields as fields of specific knowledge is important for the conservation of these cultures.
KEYWORDS: Specialized Discourse; Sugarcane; Babaçu Coconut; Conceptual Fields.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.