Processos Fonológicos em produções textuais de alunos do 6º ano Ensino Fundamental
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Ortografia; processos fonológicos; ensino; variação.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados preliminares da pesquisa sobre processos fonológicos em produções escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma instituição estadual da rede de ensino, situada na Região Oeste do Paraná, participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A pesquisa está inserida no campo dos estudos da diversidade e da variação linguística, tomando como roteiro teórico os aportes da Sociolinguística, da Linguística Aplicada, da Fonética e da Fonologia. Durante o processo de aquisição da escrita, o aluno necessita refletir sobre o funcionamento da língua, a relação fonema/grafema e a relação entre fenômenos da fala e sua representação gráfica. O não domínio da escrita, especialmente no nível ortográfico, tem colocado os professores e a escola diante de impasse no que tange à compreensão do porquê os alunos chegam a ao Ensino Fundamental II e Médio, com dúvidas e hipóteses de escrita que remetem ao início do processo de alfabetização. Reconhecer a relação entre o domínio ortográfico da escrita e os processos fonológicos da língua, especialmente aqueles da comunidade de fala pode conduzir a uma estratégia de ensino que se orienta e compreende as hipóteses pelas quais os alunos constroem o seu conhecimento. Nesta pesquisa, o erro ortográfico é tomado como indício e ponto de partida para ações que possam levar o aluno ao domínio da escrita e domínio da língua portuguesa. Partimos de escritas de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino da Região Oeste do Paraná, para a descrição e classificação dos processos fonológicos. Os dados serão tomados como referência para discutir os encaminhamentos dados em sala de aula para o trabalho com a escrita, a leitura e principalmente a variação e diversidade linguística.
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