ESTUDO COMPARATIVO DO USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NA ESCRITA DE ALUNOS DA CIDADE DE SANTA JULIANA –MG

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Autores

  • Juliana Bertucci Barbosa UFTM/Profetras/Campus de Uberaba
  • Dainara Aparecida Dias Carneiro

Palavras-chave:

Variação Linguística, Concordância Verbal, Português Mineiro

Resumo

Partindo de uma perspectiva variacionista, neste artigo, realizamos um estudo comparativo do emprego da concordância verbal em redações escolares de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da cidade de Santa Juliana, MG, Brasil. Tal fenômeno gramatical foi escolhido por se revelar um tema bastante valorizado nas salas de aula, principalmente, no que se refere à avaliação da produção textual dos alunos. Para a montagem do corpus, elaboramos duas propostas de redação e, partir delas, coletamos textos escritos por alunos de turmas do 6º ano e do 1º grau de uma escola estadual de Santa Juliana, MG. Acreditamos que tais discussões são necessárias, uma vez que fornecerão suportes teóricos e empíricos para que possamos compreender melhor o emprego da concordância verbal e como abordá-la no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Dainara Aparecida Dias Carneiro

Graduada em Letras Português-Espanhol na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). dainaradias56@hotmail.com

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Publicado

07-04-2019

Como Citar

Bertucci Barbosa, J., & Carneiro, D. A. D. (2019). ESTUDO COMPARATIVO DO USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NA ESCRITA DE ALUNOS DA CIDADE DE SANTA JULIANA –MG. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 207–236. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7827