AS REGRAS DO JOGO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Autores

  • Mariana Rodrigues Athayde PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop
  • Lucila Tereza Rockenbach Manfroi PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Palavras-chave:

Ensino de Português, Sociolinguística, Sequência Didática, Gênero regras de jogo

Resumo

Este artigo, proposto na disciplina “Gramática, variação e ensino” do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop-MT, ministrada pela professora doutora Neusa Inês Philippsen, foi elaborado a partir da proposta metodológica da Sequência Didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). As atividades aplicadas nas Escolas Estaduais: “Marechal Cândido Rondon” (EEMCR) e “Nova Canaã” (EENC), através de uma abordagem sociolinguística, tiveram o intuito de que o ensino de Língua Portuguesa e de propor que se possa partir de um novo enfoque: a língua do aluno, para que desta forma aproxime-se do ideal linguístico proposto pela sociedade, aqui entendido como norma culta. Sendo assim, usamos como aportes teóricos Coelho (2015); Bagno (2007); Mollica (2015); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).

ABSTRACT: This article, proposed in the discipline "Grammar, variation and teaching" of the Professional Postgraduate Program in Letters - PROFLETRAS, of the State University of Mato Grosso, University Campus of Sinop-MT, taught by Professor Dr. Neusa Inês Philippsen, was elaborated from the methodological proposal of the Didactic Sequence (SD) of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The activities implemented in the State Schools: "Marechal Cândido Rondon" (EEMCR) and "Nova Canaã" (EENC), through a sociolinguistic approach, were designed to teach Portuguese and propose a new approach: the language of the student, so that this way approaches the linguistic ideal proposed by society, here understood as a cultured norm. Therefore, we use as theoretical contributions Coelho (2015); Bagno (2007); Mollica (2015); Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).

 KEYWORDS: Teaching Portuguese, Sociolinguistics, Didactic Sequence, Gender rules of the game.

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Biografia do Autor

Mariana Rodrigues Athayde, PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Bolsista CAPES. Mestranda do Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop, professora da educação básica de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), lotada na Escola Estadual “Marechal Cândido Rondon”, de Nobres/MT.

Lucila Tereza Rockenbach Manfroi, PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Bolsista CAPES. Mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras – PROFLETRAS (2016-2018) – da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop-MT. Professora da educação básica de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), lotada na Escola Estadual “Nova Canaã”, de Nova Canaã do Norte-MT.

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Publicado

26-06-2018

Como Citar

Athayde, M. R., & Manfroi, L. T. R. (2018). AS REGRAS DO JOGO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 8(22 SER. 2), 95–114. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7848