MUDANÇA POSSÍVEL: DA GRAMÁTICA NORMATIVA À ANÁLISE LINGUÍSTICA
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Ensino da gramática, Língua Portuguesa, Análise LinguísticaResumo
Não há como negar que a escola tradicional já sofreu muitas transformações ao longo dos anos, mas alguns de seus aspectos continuam resistindo ao tempo. O ensino da gramática, por exemplo, continua sendo visto por muitos como era visto há décadas atrás, todavia há os que vêm questionando e até mesmo afirmado ser desnecessário o seu ensino. As perguntas que se fazem neste momento dizem respeito a real necessidade de se ensinar gramática na escola: É preciso ensiná-la? Se sim, de que maneira fazê-lo? Na presente pesquisa investigou-se a abordagem dada às questões gramaticais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e como se dá na prática esse enfrentamento entre a tradição escolar gramatical e as novas concepções de ensino trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Do ponto de vista teórico apoiamo-nos em autores como Becker (2001), Britto (1997), Franchi (1987), Geraldi (2004), Morais (2002), Ribeiro (2001), Silva (2006), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos especificamente a recepção dos alunos de duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Aripuanã- MT, quando participantes de uma aula ministrada sob a perspectiva tradicional e uma sob a perspectiva da Análise Linguística. Analisou-se também até que ponto o tratamento dado ao conteúdo gramatical aproximou-se ou distanciou-se do que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (1998). A pesquisa está dividida em subtítulos que inicialmente trazem conceitos sobre a Gramática Tradicional e os hábitos já enraizados na sala de aula, na sequência falou-se sobre o que propõe a Análise Linguística para a prática em sala de aula, seguindo com a análise do que se propõe nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o ensino de gramática. Por fim apresentam-se os planejamentos das aulas ministradas e a análise do desenvolvimento de cada uma delas. Os resultados demonstraram que 100 % dos alunos preferem e interagem melhor frente a aulas preparadas com o objetivo de fazer com que eles reflitam sobre a linguagem que utilizam, vendo significado no aprendizado que sai da escola e vai para o convívio em sociedade.
ABSTRACT: There is no denying that the traditional school has undergone many transformations over the years, but some of its aspects continue to resist time. The teaching of grammar, for example, is still seen by many as it was seen decades ago, yet there are those who have been questioning and even claiming to be unnecessary their teaching. The questions that are being asked at the moment relate to the real need to teach grammar in school: Do you have to teach it? If so, in what way? In the present research we investigated the approach given to the grammatical questions in the Portuguese Language classes of Elementary School and how in practice this confrontation between the grammar school tradition and the new conceptions of teaching brought by the National Curricular Parameters (1998). From the theoretical point of view, we support authors such as Becker (2001), Britto (1997), Franchi (1987), Geraldi (2004), Morais (2002), Ribeiro (2001) and Silva (2006). From the methodological point of view, we specifically analyzed the reception of students from two 6th grade classes of elementary school from a public school in the municipality of Aripuanã-MT, when participants of a lecture from a traditional perspective and one from the perspective of Language Analysis. It was also analyzed to what extent the treatment given to grammatical content approached or distanced itself from what is proposed in the National Curriculum Parameters of Portuguese Language for Elementary Education (1998). The research is divided into sub-titles that initially bring concepts about Traditional Grammar and habits already rooted in the classroom, in the sequence we talked about what the Linguistic Analysis proposes for classroom practice, followed by the analysis of what is proposed in the National Curriculum Parameters on grammar teaching. Finally, we present the lesson plans and the analysis of the development of each one. The results showed that 100% of the students prefer and interact better in front of prepared classes with the purpose of making them reflect on the language they use, seeing meaning in the learning that leaves the school and goes to socializing.
KEYWORDS: Grammar teaching; Portuguese language; Linguistic Analysis.
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