ARGUMENTO E PREDICADO EM KAIOWÁ

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE VERBOS E NOMES NAS ESCOLAS INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ

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Autores

  • Anderbio Márcio da Silva Martins UFGD
  • Hemerson Vargas Catão UFGD
  • Felisberto Correa Vilhalva UFGD
  • Eldo da Silva UFGD

Palavras-chave:

Argumento, Predicado, Kaiowá, Guarani Paraguaio, Guarani Ñandéva

Resumo

Neste estudo apresentamos uma breve reflexão sobre as noções de argumento e predicado em Guarani Paraguaio, Kaiowá e Guarani Ñandéva a partir de um conjunto de palavras consideradas por Guasch (1996), Melià (2006), Caneze & Acosta (2007), Guarania (2008), Assis (2008) e Cardoso (2008) como sendo verbos, enquanto que Rodrigues (1952, 1953, 1981, 1996, 2001) tem considerado como nomes. O objetivo é discutir, à luz das descrições realizadas, a forma mais adequada de tratar o fenômeno. Os dados utilizados neste estudo foram coletados na aldeia Campestre, situada no município de Antônio João, onde há um número expressivo de falantes da língua Kaiowá. Consideramos a possibilidade de realizar reflexões linguísticas no ensino de língua materna nas escolas indígenas guarani e kaiowá. Por isso, esperamos que este trabalho contribua para o aprofundamento dos estudos linguísticos sobre as línguas em questão no âmbito escolar, fundamentando, inclusive, a produção de materiais didáticos.

ABSTRACT: In this study we present a brief reflection on the notions of argument and predicate in Paraguayan Guarani, Kaiowá and Ñandéva Guarani from a set of words considered by Guasch (1996), Melià (2006), Caneze & Acosta (2007), Guarania (2008), Assis (2008) and Cardoso (2008) as verbs, while Rodrigues (1952, 1953, 1981, 1996, 2001) has been considered as nouns. The objective is to discuss, in the light of the descriptions, the most appropriate way of treating the phenomenon. The data used in this study were collected in the village Campestre, located in the municipality of Antônio João, where there are an expressive number of Kaiowá speakers. We consider the possibility of performing linguistic reflections in the teaching of mother language at the Guarani and Kaiowá indigenous schools. Therefore, we hope this work will contribute to the deepening of the linguistic studies on these languages ​​in the school context, including, basing the production of teaching materials.

KEYWORDS: Argument; Predicate; Kaiowá; Paraguayan Guarani; Ñandéva Guarani.

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Biografia do Autor

Anderbio Márcio da Silva Martins, UFGD

Doutor em Linguística, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados e do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. anderbiomartins@ufgd.edu.br.

Hemerson Vargas Catão, UFGD

Discente do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados e docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. hemersoncatao@ufgd.edu.br.

Felisberto Correa Vilhalva, UFGD

Egresso do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu, habilitado na área de Linguagens e atual coordenador pedagógico da escola indígena situada na aldeia Campestre, município Antonio João-MS.

Eldo da Silva, UFGD

Egresso do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu, habilitado na área de Linguagens e professor de língua Kaiowá na escola indígena situada na aldeia Campestre, município Antonio João-MS.

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Publicado

26-06-2018

Como Citar

Martins, A. M. da S., Catão, H. V., Vilhalva, F. C., & Silva, E. da. (2018). ARGUMENTO E PREDICADO EM KAIOWÁ: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE VERBOS E NOMES NAS ESCOLAS INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 8(23 SER. 3), 30–45. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7861