PORTUGUÊS BRASILEIRO E AS MUDANÇAS NA ACENTUAÇÃO GRÁFICA DO INÍCIO DO SÉCULO XX ATÉ HOJE
Visualizações: 42Palavras-chave:
Mudanças Linguísticas, Acentuação Gráfica, Português BrasileiroResumo
O presente artigo tem como objetivo destacar as mudanças na área de acentuação gráfica do português brasileiro do início do século XX até os nossos dias atuais. Quando se fala em mudanças, é preciso necessariamente, verificar de que modo fatores de natureza linguística e extralinguística estão correlacionados nos diferentes níveis da gramática de uma língua – na fonética, na morfologia, na sintaxe e também no seu léxico. Partindo desse pressuposto, propôs-se a fazer uma breve análise das mudanças ortográficas, especificamente na parte de acentuação das palavras, encontradas e descritas nas gramáticas de Eduardo Carlos Pereira, e de Evanildo Bechara. Ao contrapor as duas gramáticas, notou-se que, as orientações gramaticais no período de suas publicações, ambas são guiadas por meio de normatizações que incluem e excluem aspectos da acentuação gráfica para permitir uma melhor compreensão da língua falada e também da escrita por parte de seus usuários.
ABSTRACT: This article aims to highlight the changes in the area of graphic accentuation of Brazilian Portuguese from the beginning of the 20th century to the present day. When speaking of changes, it is necessary to verify how linguistic and extralinguistic factors are correlated in the different levels of grammar of a language - in phonetics, morphology, syntax and also in its lexicon. Based on this assumption, it was proposed to make a brief analysis of the orthographic changes, specifically in the accentuation part of the words, found and described in the grammars of Eduardo Carlos Pereira, and Evanildo Bechara. In contrasting the two grammars, it was noted that the grammatical orientations in the period of their publications, both are guided by means of norms that include and exclude aspects of the graphical accentuation to allow a better understanding of the spoken language and also of the writing by your users.
KEY WORDS: Linguistic Changes; Graphic accentuation; Brazilian portuguese.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.