USO DE ME/MIM EM POSIÇÃO ADJUNTA AO VERBO
VARIAÇÃO E ENSINO
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Me/mim, Uso variável, Sociolinguística Variacionista, EnsinoResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PROFLETRAS (UESC/BA), cujo objetivo foi investigar o uso variável dos pronomes de primeira pessoa me/mim em posição adjunta ao verbo (me/mim viu), tendo como corpus textos (relatos de experiências pessoais) produzidos por alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. A partir de pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV 2008 [1972]), analisamos a influência do fator escolaridade no intuito de sustentar o argumento de que a variação linguística não se constitui um “caos linguístico”, mas sim um fenômeno passível de descrição e análise. Para complementar a pesquisa, sugerimos uma proposta de intervenção, pautada, por exemplo, em Bortoni-Ricardo (2004), que defende a necessidade de fortalecer o campo de ação do profissional da área de educação, no caso, professores de língua portuguesa.
ABSTRACT: This paper presents the results of a research carried out within the framework of the PROFLETRAS (UESC/Bahia) which aimed at investigating the variable use of first person pronouns me/mim in attached position to the verb (me/mim viu), using as corpus texts (personal experience reports) produced by students in the final years of elementary education (years 6‒9). We analysed the influence of schooling from assumptions of the Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]) in order to sustain the argument that linguistic variation is not a “linguistic chaos”, but a phenomenon open to description and analysis. As a complement to the work developed, we proposed an intervention based on the works of Bortoni-Ricardo (2004), who reiterate the need to empower the field of practice of education workers, specifically the portuguese language teachers.
KEYWORDS: Me/Mim; Variable use; Variationist Sociolinguistics; Teaching.
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