USO DE ME/MIM EM POSIÇÃO ADJUNTA AO VERBO
VARIAÇÃO E ENSINO
Visualizações: 31Palavras-chave:
Me/mim, Uso variável, Sociolinguística Variacionista, EnsinoResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PROFLETRAS (UESC/BA), cujo objetivo foi investigar o uso variável dos pronomes de primeira pessoa me/mim em posição adjunta ao verbo (me/mim viu), tendo como corpus textos (relatos de experiências pessoais) produzidos por alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. A partir de pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV 2008 [1972]), analisamos a influência do fator escolaridade no intuito de sustentar o argumento de que a variação linguística não se constitui um “caos linguístico”, mas sim um fenômeno passível de descrição e análise. Para complementar a pesquisa, sugerimos uma proposta de intervenção, pautada, por exemplo, em Bortoni-Ricardo (2004), que defende a necessidade de fortalecer o campo de ação do profissional da área de educação, no caso, professores de língua portuguesa.
ABSTRACT: This paper presents the results of a research carried out within the framework of the PROFLETRAS (UESC/Bahia) which aimed at investigating the variable use of first person pronouns me/mim in attached position to the verb (me/mim viu), using as corpus texts (personal experience reports) produced by students in the final years of elementary education (years 6‒9). We analysed the influence of schooling from assumptions of the Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]) in order to sustain the argument that linguistic variation is not a “linguistic chaos”, but a phenomenon open to description and analysis. As a complement to the work developed, we proposed an intervention based on the works of Bortoni-Ricardo (2004), who reiterate the need to empower the field of practice of education workers, specifically the portuguese language teachers.
KEYWORDS: Me/Mim; Variable use; Variationist Sociolinguistics; Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.