VARIAÇÃO DIATÓPICA EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 2
Visualizações: 39Palavras-chave:
Lexicografia, Dicionário escolar, Variação diatópicaResumo
O presente artigo busca evidenciar e discutir a variação diatópica em dicionários escolares do tipo 2, isto é, obras que possuem um número mínimo de 3.000 e máximo de 15.000 verbetes e proposta lexicográfica adequada a alunos em fase de consolidação do domínio tanto da escrita quanto da organização e da linguagem típicas do gênero dicionário. Nosso corpus consta dos seguintes dicionários: Biderman, Maria Tereza Camargo. Dicionário ilustrado de português. 2 ed. São Paulo: Ática, 2009; Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio ilustrado. Curitiba: Positivo, 2008; Geiger, Paulo (org.) Caldas Aulete – Dicionário escolar da língua portuguesa ilustrado com a turma do Sítio do pica- pau amarelo. 3 ed. São Paulo: Globo, 2011 e Mattos, Geraldo. Dicionário júnior da língua portuguesa. 4 ed. São Paulo: FTD, 2011. Pretendemos realizar uma análise comparativa do registro da variação diatópica nas obras que compõem o nosso corpus e avaliar criticamente os critérios lexicográficos adotados por seus autores. Apoiar-nos-emos nos conceitos básicos da Lexicografia e da Sociolinguística. Como resultado de nossas análises, essa pesquisa revelou a falta de critérios, bem como o tratamento dado às informações presentes na microestrutura dos verbetes.
ABSTRACT: The present article seeks to evidence and discuss the diatopic variation in type 2 school dictionaries, that is, those that have a minimum number of 3,000 and a maximum of 15,000 entries and a lexicographical proposal suitable for students in the consolidation phase of both writing and the typical organization and language of the dictionary genre. Our corpus consists of the following dictionaries: Dicionário ilustrado de português by Maria Tereza Camargo Biderman, 2nd edition, Atica Publishing, 2009; Dicionário Aurélio ilustrado by Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Curitiba, Positivo Publishing, 2008; Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Ilustrado com a Turma do Sítio do PicaPau Amarelo, by Caldas Aulete, organized by Paulo Geiger, São Paulo, Globo Publishing, 2011; Dicionário júnior da língua portuguesa by Geraldo Mattos, 4th edition, São Paulo, FTD Publishing, 2011.We intend to perform a comparative analysis of the diatopic variation register in the works that compose our corpus and to critically evaluate the lexicographical criteria adopted by its authors. We will focus on the basic concepts of Lexicography and Sociolinguistics. As a result of the analyzes, this research revealed the lack of criteria, as well as the treatment given to the information present in the microstructure of the entries.
KEY WORDS: Lexicography; School Dictionary; Diatopic Variation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.