VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO
PRÁTICA DA LINGUAGEM EM SALA DE AULA
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Variação Linguística, Sala de aula, EnsinoResumo
Partindo das observações realizadas em sala de aula, no decorrer de muitos anos de magistério nos anos iniciais do ensino fundamental, observando-se com frequência o sofrimento de alunos com relação a não aceitação de seus vernáculos, por parte dos colegas, inclusive de professores, é que se busca compreender através de pesquisa bibliográfica as concepções sobre a variação linguística em sala de aula, visto que não é raro observar alunos que chegam à escola e têm sua voz calada e sua autoestima destruída. Apesar de em 1997, o Ministério da Educação publicar os Parâmetros Curriculares Nacionais, que abordam uma mudança na concepção de ensino de língua nas escolas brasileiras enfocando as variedades dialetais, identificando-se geográfica e socialmente as pessoas pela forma como falam, os livros didáticos ainda tratam pouco da variação, isto é, dos contrastes, conflitos, aproximações e distanciamentos entre as variedades do português chamado popular e o português chamado culto. Assim, cabe ao professor reconhecer na linguagem um instrumento de libertação, pois, a partir das competências linguísticas que os alunos chegam à escola, este poderá aprimorá-las, sem desconsiderar a norma linguística de origem ou mesmo negá-la.
ABSTRACT: Through the observations made in the classroom, during many years of teaching in the initial years of elementary school, it is often observed the students' suffering with regard to the acceptance of their vernacular by colleagues, including teachers, is that seeks to understand by the bibliographic research the conceptions about linguistic variation in the classroom, since it is not uncommon to observe students who come to school and have their voice quieted and their self-esteem destroyed. Although in 1997, the Ministry of Education published the National Curriculum Parameters, that do a change in the conception of language teaching in Brazilian schools focusing on dialectal varieties, geographically and socially identifying people by the way they speak, the didactical books still provide little about the social variation, this is, of the contrasts, conflicts, approximations and distances between the varieties of Portuguese called popular and the Portuguese called cult. Thus, it is up to the teacher to recognize in language an instrument of liberation, because from the linguistic skills that the students arrive at the school, they can improve them without denying them.
KEYWORDS: Linguistic Variation. Classroom. Teaching.
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