DESAFIANDO A NORMA CULTA

UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS DESAFIOS SOCIOLINGUÍSTICOS

Visualizações: 12

Autores

Palavras-chave:

Sociolinguística, Educação, Formação de professores

Resumo

Este artigo objetiva abordar, compartilhando a visão da Sociolinguística, aspectos da educação brasileira, seus atores e consequentemente contribuir, ao menos teoricamente, para a possibilidade um novo ângulo sobre o ponto abordado. Cada ponto deste artigo pode ser questionado individualmente, mas sempre englobando um todo para o pensamento final. As questões de variação linguística também serão alvo de discussão, sempre com base em referências bibliográficas de pesquisadores da área. O tema possui grande campo de discussão, possibilitando assim abordagens sobre uma visão com diversas explorações e consequentes opiniões. Sua relação com a sociedade e contexto escolar também serão amplamente percebidos pelo leitor, sendo possível assim evidenciar uma relação direta do objeto de estudo com o cotidiano.

 ABSTRACT: This article aims to approach, sharing the vision of Sociolinguistics, aspects of Brazilian education, its actors and thus contribute, at least theoretically, the possibility for a new angle on the point approached. Each point of this article may be questioned individually, but always encompassing a whole to the final thought. The linguistic change issues will also be the subject of discussions always based on references of researchers. The theme has a large field of discussion, thus enabling approaches to a vision with many farms and resulting opinions. His relationship with society and school environment will also be widely perceived by the reader, and can thus show a direct relation of the subject matter with everyday.

KEYWORDS: Sociolinguistics. Education. Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Alves Rosa, PPGLETRAS-UEMS

Mestre em Letras (Sociolinguística) pelo PPGL-UEMS. Campo Grande-MS/Brasil. leomarnet@hotmail.com

Cristiane Schmidt, UNIOESTE

Docente da UNIOESTE. Doutora em Letras pela UNIOESTE/PR. Mestre em Educação pela UFRGS/RS. Licenciada em Letras Português/Alemão pela UNISINOS/RS.

Antonio Carlos Santana de Souza, UFMT-CAPES/UNEMAT

Mestre e Doutor em Linguística. Pós Doutor em Linguística pela UNEMAT. Bolsista PNPD/CAPES no PPGEL-UFMT.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

Rosa, L. A., Schmidt, C., & Souza, A. C. S. de. (2018). DESAFIANDO A NORMA CULTA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS DESAFIOS SOCIOLINGUÍSTICOS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 8(24), 53–64. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7875

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)