POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE ESPANHOL: A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O APAGAMENTO
Visualizações: 104Resumo
O presente estudo objetiva refletir sobre as políticas linguísticas que abarcam o ensino da língua espanhola no Brasil. Serão feitas considerações acerca das políticas linguísticas adotadas na atualidade bem como abordar-se-ão as legislações vigentes quanto ao ensino da língua espanhola em âmbito nacional. Busca-se também fazer um contraponto, haja vista que recentemente houve a implementação de uma nova Base Nacional Comum Curricular (documento que regulamenta o ensino no país), sendo feita uma comparação breve entre a legislação anterior e a nova proposta. Para tanto, serão utilizados os estudos de Rajagopalan (2011; 2013; 2014) a respeito de políticas linguísticas, além da análise da Base Nacional Comum Curricular nos tópicos referentes ao ensino de língua estrangeira moderna. A presente pesquisa possui base documental, pois as reflexões apresentadas baseiam-se em documentos oficiais e em aportes teóricos da linguística aplicada e organiza-se da seguinte forma: inicialmente, são apresentados conceitos relativos à política linguística e à identidade (HALL, 2006), na sequência, discute-se o ensino da língua espanhola no Brasil, através de um breve panorama histórico, para, então, ser apresentada a nova Base Nacional Comum Curricular, especificamente sobre o ensino de língua estrangeira moderna no país e, por fim, discute-se a importância da implementação de políticas linguísticas que intercedam em favor do ensino do espanhol em sala de aula. Os resultados obtidos evidenciam a urgência de políticas linguísticas que valorizem o ensino de língua espanhola no Brasil haja vista que o país faz fronteira com países cuja língua oficial é o espanhol e também realçam a presença do estereótipo de que a língua espanhola e portuguesa por serem de origem latina são semelhantes e que, portanto, o ensino do espanhol deve ser desprestigiado enquanto língua a ser ensinada/aprendida em sala de aula em detrimento de outros idiomas, como, por exemplo, o inglês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.