AÇÕES COLABORATIVAS: A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Visualizações: 43

Autores

  • João Carlos Rossi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Madalena Benazzi Meotti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Leliane Regina Ortega Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo

A modernização nos modos de comunicação promovidos pelos avanços tecnológicos criou novas formas de interação social, mas, ao mesmo tempo, oferecem diferentes recursos que podem ser utilizados nas relações sociais. A escola, como instituição formadora, precisa se apropriar dessas inovações para habilitar toda a comunidade escolar para as novas exigências da vida em sociedade. No entanto, nem sempre o professor se encontra preparado para esses novos desafios, especialmente, no que se refere ao uso das tecnologias. À vista dessa problemática, este trabalho tem por objetivo refletir teoricamente sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional, apresentando a pesquisa colaborativa como alternativa para a formação continuada do professor no que se refere aos usos das tecnologias digitais. Teoricamente este trabalho se ampara em Rajagopalan (2014; 2013; 2003), Cavalcanti (2013), Moran (2013), Rojo (2012), Costa-Hübes (2008), Magalhães (2004) entre outros teóricos essenciais a essa discussão. O levantamento teórico demonstra a carência e a necessidade de formação inicial e continuada para os professores, que os forme para o uso das novas mídias, neste sentido, a pesquisa colaborativa se mostra como a metodologia mais apropriada para suprir essa demanda, uma vez que valoriza o conhecimento do professor e o possibilita reflexões e construções tanto no que se refere à teoria quanto à prática, considerando as reais necessidades dos alunos e os processos de interações comunicativas concretas que se dão na sociedade contemporânea.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada; Tecnologias de Informação e Comunicação; Pesquisa colaborativa

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Rossi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professor do Centro de Ensino Superior de Realeza – CESREAL e da rede particular de ensino de Cascavel – Paraná.

Madalena Benazzi Meotti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Mestre em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras – Profletras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Toledo – PR.

Leliane Regina Ortega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Mestre em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras – Profletras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora da Educação Básica da rede estadual de ensino do Paraná.

Downloads

Publicado

07-04-2019

Como Citar

Rossi, J. C., Meotti, M. B., & Ortega, L. R. (2019). AÇÕES COLABORATIVAS: A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 94–112. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7893