A Sociolinguística no âmbito escolar

A concepção dos professores de língua portuguesa em relação à variação linguística no Ensino Médio das escolas públicas de São Miguel do Guamá - PA.

Visualizações: 53

Autores

  • Douglas Afonso dos Santos UEPA
  • Aline dos Santos Bezerra UEPA
  • Jordana Tavares Silveira Lisboa USP

Palavras-chave:

Sociolinguística educacional. Variação linguística. Professor. Aluno.

Resumo

Este trabalho é um estudo na área da Sociolinguística Educacional, que tem por objetivo verificar qual a concepção que os professores de língua portuguesa de São Miguel do Guamá têm em relação à variação linguística no ambiente escolar, delimitando-se ao Ensino Médio das escolas públicas Frei Miguel de Bulhões e Irmã Carla Giussani. A pesquisa surgiu porque as escolas, na maioria das vezes, têm se mostrado conservadoras em relação ao ensino de língua portuguesa, desprestigiando as variantes que os alunos utilizam em seu cotidiano, fazendo-se necessário, portanto, saber se os professores têm um pensamento mais tradicional ou se já trabalham fazendo essa mediação entre as variações existentes na língua. Para isso, além da pesquisa bibliográfica, realizada à luz dos pressupostos teóricos de Bagno (2015), Bechara (2003), Beline (2012), Bortoni-Ricardo (2004) e (2014), Calvet (2015), Coelho et al (2015), Hilgert (2011), Mollica e Braga (2015), Tarallo (2003), bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio (1999), realizamos uma pesquisa de campo, aplicando um questionário, por meio de entrevistas gravadas, com vinte perguntas abertas, chegando à conclusão de que, embora alguns professores optem trabalhar a língua acreditando ser a variante padrão a única forma correta, a maioria deles tem a concepção de que as demais variações devem ser olhadas de forma diferente, não estigmatizada, pois representam a heterogeneidade relacionada à língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Afonso dos Santos, UEPA

Pós-graduando em Letras (Estudos linguísticos e Análise literária) na Universidade do Estado do Pará (UEPA); graduado em Letras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Aline dos Santos Bezerra, UEPA

Pós-graduanda em Letras (Estudos linguísticos e Análise literária) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); graduada em Letras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Jordana Tavares Silveira Lisboa, USP

Doutoranda no Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professora assistente IV na Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus de São Miguel do Guamá.

Downloads

Publicado

07-04-2019

Como Citar

dos Santos, D. A., Bezerra, A. dos S., & Silveira Lisboa, J. T. (2019). A Sociolinguística no âmbito escolar: A concepção dos professores de língua portuguesa em relação à variação linguística no Ensino Médio das escolas públicas de São Miguel do Guamá - PA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 69–93. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7898