O O Lugar da Variação no ensino de gramática em cadernos de atividades autorreguladas da Rede Estadual do Rio de Janeiro:
abordagens sobre o uso da morfologia verbal
Visualizações: 48Palavras-chave:
Ensino de gramática; Língua Portuguesa; Concordância verbal; Variação.Resumo
Este trabalho observa, especificamente, o
tratamento da concordância verbal em terceira pessoa em
perspectiva sociolinguística em materiais didáticos
destinados a alunos da Rede Estadual de Educação do Rio
de Janeiro. Pesquisas de natureza sociolinguística, como
Chagas (2016) e Damásio (2015), revelam que os padrões
de concordância utilizados pelos alunos do Ensino
Fundamental não ocupam as posições mais baixas no mapa
da concordância verbal no Brasil, variando,
respectivamente, entre 81% e pouco mais de 90% em
turmas do 8º e do 9º ano de escolaridade. Constatam,
também, que os principais fatores condicionadores da não
concordância são a posição do sujeito e a saliência fônica.
Sob esse viés, o artigo possui, acima de tudo, caráter
pedagógico, pelo que cumpre apresentar também os
trabalhos que têm se dedicado ao ensino da concordância
verbal em terceira pessoa além dos produzidos pela Rede
Estadual. Sendo assim, são expostas, resumidamente, as
sugestões de importantes linguistas que abordaram o
ensino do tema e a abordagem no material didático
disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação do
Rio de Janeiro para o trabalho nas séries referidas,
questionando a ausência de questões sociossimbólicas que
perpassam a não marcação do plural na sociedade
brasileira, bem como as possibilidades estilísticas que a não
marcação pode apresentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.