ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O APAGAMENTO DO /D/ NO MORFEMA DE GERÚNDIO NOS VERBOS DO PORTUGUÊS FALADO EM CACHOEIRINHA-PE
Visualizações: 117Palavras-chave:
Sociolinguística Variacionista, Apagamento, GerúndioResumo
RESUMO: A presente pesquisa teve como finalidade realizar um estudo descritivo sobre o apagamento do /d/ no morfema de gerúndio no vernáculo cachoeirinhense, sob a ótica da Sociolinguística Variacionista (LABOV,2008[1972]) que entende que a língua não pode ser concebida ou estudada a partir do indivíduo, mas somente a partir de sua face social. Dessa forma, investigamos esse fenômeno linguístico a partir de um mapeamento da cidade de Cachoeirinha-PE, na qual constituímos um corpus com 36 entrevistas, compostas de 36 informantes, analisando na fala desses, a influência dos fatores linguísticos: Contexto anterior ao morfema /ndo/ (vogais antecedentes a, e, i); e extensão do vocábulo (Verbos dissílabos, trissílabos e polissílabos), e fatores extralinguísticos: Sexo (homem e Mulher); faixa etária (15 a 30 anos, 31 a 45 anos e 46 a 61 anos) e escolaridade (Nível Médio e Superior). Após a coleta de dados, as entrevistas foram transcritas ortograficamente, e posteriormente codificadas para a obtenção de um resultado percentual que foi obtido através do programa GoldvarbX (2005), software computacional de análise estatística e probabilística, muito utilizado na área da sociolinguística quantitativa para medir os percentuais e pesos relativos da ocorrência dos fenômenos variáveis. A partir dessa análise, descrevemos o fenômeno do apagamento do /d/ no falar cachoeirinhense, verificamos que nessa comunidade de fala há a predominância do apagamento do /d/ constituindo a forma /no/ ao invés de /ndo/, acreditamos que a realização desse fenômeno é principalmente favorecida pelo nível escolar dos informantes, pois esse fator foi o único considerado significativo, constatamos que os informantes de nível médio realizam mais o apagamento. Enquanto as outras variáveis, pudemos constatar que as mulheres, a faixa etária de (15 a 30 anos), o contexto antecedente /e/), e os verbos polissílabos influenciam na realização do apagamento do /d/. Dessa forma essa pesquisa de cunho descritivo buscou observar através desse fenômeno linguístico a marcação da forma padrão e não padrão na fala de cachoeirinhenses, e contribuir para os estudos linguísticos e as possíveis variações nessa comunidade de fala.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.