SURDEZ: A UNIVERSIDADE FORA DO ALCANCE DAS MÃOS
Visualizações: 56Palavras-chave:
Vestivular, Minoria Linguística, Ensino SuperiorResumo
No Brasil, muitos são os entraves que impossibilitam o acesso da maioria dos estudantes com mais de 22 anos de ingressarem no Ensino Superior, principalmente quando tais sujeitos fazem parte de uma minoria linguística, como é o caso dos surdos, que em decorrência de diferentes fatores, entre estes o domínio da Língua Portuguesa fazem crescer todos os anos, o contingente de excluídos socialmente. Assim sendo, a percepção dos sujeitos surdos acerca do próprio acesso do Ensino Superior é discutido neste trabalho que objetiva elencar quais os entraves principais que impedem o acesso dessa minoria, que historicamente vem sendo cerceado do direito à educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que a partir de estudos como os de Vygotsky (1991) discute-se o tema. Como resultado observou-se que a maior dificuldade dos surdos passarem no vestibular é a falta de condições adequadas ao seu desenvolvimento acadêmico e intelectual e um conhecimento mais amplo da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
ABSTRACT: In Brazil, many obstacles impede the access of the majority of students with more than 22 years of Higher Education, especially when these subjects are part of a linguistic minority, as is the case of the deaf, that due to different factors , among these the domain of the Portuguese Language grow every year, the contingent of socially excluded. Thus, the deaf individuals' perception about the access of higher education is discussed in this paper, which aims to identify the main obstacles that prevent access to this minority, which has historically been curtailed by the right to education. It is a bibliographical and field research, that from studies such as those of Vygotsky (1991) the subject is discussed. As a result, it was observed that the greatest difficulty for the deaf to pass in the vestibular is the lack of adequate conditions for their academic and intellectual development and a broader knowledge of the Portuguese language in the written modality.
KEYWORDS: Vestibular. Linguistic minority. Higher education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.