SURDEZ: A UNIVERSIDADE FORA DO ALCANCE DAS MÃOS
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Vestivular, Minoria Linguística, Ensino SuperiorResumo
No Brasil, muitos são os entraves que impossibilitam o acesso da maioria dos estudantes com mais de 22 anos de ingressarem no Ensino Superior, principalmente quando tais sujeitos fazem parte de uma minoria linguística, como é o caso dos surdos, que em decorrência de diferentes fatores, entre estes o domínio da Língua Portuguesa fazem crescer todos os anos, o contingente de excluídos socialmente. Assim sendo, a percepção dos sujeitos surdos acerca do próprio acesso do Ensino Superior é discutido neste trabalho que objetiva elencar quais os entraves principais que impedem o acesso dessa minoria, que historicamente vem sendo cerceado do direito à educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que a partir de estudos como os de Vygotsky (1991) discute-se o tema. Como resultado observou-se que a maior dificuldade dos surdos passarem no vestibular é a falta de condições adequadas ao seu desenvolvimento acadêmico e intelectual e um conhecimento mais amplo da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
ABSTRACT: In Brazil, many obstacles impede the access of the majority of students with more than 22 years of Higher Education, especially when these subjects are part of a linguistic minority, as is the case of the deaf, that due to different factors , among these the domain of the Portuguese Language grow every year, the contingent of socially excluded. Thus, the deaf individuals' perception about the access of higher education is discussed in this paper, which aims to identify the main obstacles that prevent access to this minority, which has historically been curtailed by the right to education. It is a bibliographical and field research, that from studies such as those of Vygotsky (1991) the subject is discussed. As a result, it was observed that the greatest difficulty for the deaf to pass in the vestibular is the lack of adequate conditions for their academic and intellectual development and a broader knowledge of the Portuguese language in the written modality.
KEYWORDS: Vestibular. Linguistic minority. Higher education.
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