DA DOMINAÇÃO À RESISTÊNCIA: A MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Visualizações: 27Palavras-chave:
Memória, Ideologia, Mídia, Interdiscurso, SujeitoResumo
Dentro da área publicitária, a equipe de criação está pautada por diversos vieses ideológicos e, consequentemente, inserida em várias Formações Discursivas, que contribuem na produção de sentidos. Cada sujeito-publicitário busca no processo criativo, por meio do brainstorm, ideias que tenham significado para o consumidor, associando já-ditos ao contexto atual. Todos esses já-ditos lhes serão úteis na formulação da peça publicitária. No entanto, tal busca só se materializa porque é afetado pelo esquecimento. A partir dos conceitos de memória, interdiscurso, formação discursiva e ideologia, envolto à luz da Análise de Discurso francesa pecheutiana, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a imagem da mulher negra, com cabelos crespos é vista pela sociedade e de que modo essa tentativa de deslocamento da empresa Vivo silencia outros dizeres sociais a respeito da mulher negra ou afrodescendente e de que modo os sujeitos são afetados por esses discursos, além de compreender o entrelaçamento do simbólico, do histórico e do social na constituição da propaganda. Para isso, como corpus de análise, foi selecionada a propaganda “Penteado” da empresa de telefonia e internet Vivo, veiculada no dia 25 de agosto de 2018, com mote “Viva mais você. Menos o mesmo”
RESUMEN: Dentro del área publicitaria, el equipo de creación está pautado por diversos sesgos ideológicos y, consecuentemente, inserta en varias Formaciones Discursivas, que contribuyen en la producción de sentidos. Cada sujeto-publicitario busca en el proceso creativo, por medio del brainstorm, ideas que tengan significado para el consumidor, asociando ya-dichos al contexto actual. Todos estos ya dichos les serán útiles en la formulación de la pieza publicitaria. Sin embargo, tal búsqueda sólo se materializa porque es afectado por el olvido. A partir de los conceptos de memoria, interdiscurso, formación discursiva e ideología, envuelta a la luz del Análisis de Discurso francés pecheutiana, el presente trabajo tiene por objetivo analizar cómo la imagen de la mujer negra, con pelo rizado es vista por la sociedad y de qué modo esa el intento de desplazamiento de la empresa Vivo silencia otros términos sociales acerca de la mujer negra o afrodescendiente y de qué modo los sujetos son afectados por esos discursos, además de comprender el entrelazamiento de lo simbólico, del histórico y del social en la constitución de la propaganda. Para ello, como corpus de análisis, fue seleccionada la propaganda "Peinado" de la empresa de telefonía e internet Vivo, transmitida el 25 de agosto de 2018, con mote "Viva más usted. Menos el mismo.
PALABRAS CLAVE: Memoria; Ideología; Medios de Comunicación; Interdiscurso; Sujeto
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.