OS SEQUENCIADORES AÍ/ENTÃO NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA: UM ESTUDO VARIACIONISTA
Visualizações: 74Palavras-chave:
Sociolinguística Variacionista, Sequenciadores AÍ/ENTÃO, Falar popular, FortalezaResumo
Este trabalho objetiva analisar o uso dos sequenciadores AÍ e ENTÃO no falar popular de Fortaleza à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2001, 2008) em consonância com os trabalhos de Tavares (2012, 2016) e Santos e Freitag (2011). Nesta perspectiva, nossa amostra é composta por 36 informantes e foi extraída do banco de dados do Projeto Norma Oral do Português Popular de Fortaleza (NORPORFOR), organizado observando as variáveis sociais, como: faixa etária I, de 15 a 25 anos, faixa etária II, de 26 a 49 anos, e faixa etária III, a partir de 50 anos, bem como os sexos masculino e feminino, os níveis de escolaridade (0-4, 5-8 e 9-11), além da variável linguística denominada tópico discursivo. Nossos dados, submetidos ao programa Goldvarb X, registraram 4.240 ocorrências de sequenciadores, deste total, 3.471 (81,9%) foram de uso da variante AÍ, ao passo que 769 (18,1%) preferiram o utilizar o sequenciador ENTÃO. A partir dos dados, foi possível perceber, também, que a variante AÍ é a de menor prestígio social. Tal fato justifica a maior frequência de seu uso por falantes de menor escolaridade, do sexo masculino e mais velhos. Concernente à variável linguística, o tópico discursivo recordações apresenta maior frequência de uso da variante AÍ, por ser um tópico comum em conversas mais informais.
ABSTRACT: This work aims at analyzing the use of sequencers AÍ and ENTÃO in the popular talk of Fortaleza in light of the theoretical-methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2001, 2008) in keeping with the works of Tavares (2012, 2016) and Santos; Freitag, (2011). In this perspective, our sample is composed of 36 informants and was extracted from the database of the Norma Oral Project of the Popular Portuguese of Fortaleza (NORPORFOR), organized according to social variables, such as: age group I, 15 to 25 years old, age group II, aged 26 to 49 years, and age group III, from 50 years, as well as the male and female sexes, levels of schooling (0-4, 5-8 and 9-11), besides the linguistic variable denominated discursive topic. Our data, submitted to the Goldvarb X program, recorded 4,240 occurrences of sequencers; of this total, 3,471 (81.9%) were of use of variant AÍ, while 769 (18.1%) preferred to use the sequencer ENTÃO. The data also revealed the stigmatized variant AÍ as the most used by older, male and less educated speakers. The discoursive topic memories is also the linguistic variable wich most frequently is related to AÍ, because this topic is very common in informal conversations.
KEYWORDS: Variationistic Sociolinguistics. Senquencers aí/então. Popular talk. Fortaleza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.