NARRATIVAS DE INDÍGENAS DE DIFERENTES ETNIAS: O LETRAMENTO ACADÊMICO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações: 49Palavras-chave:
Letramento Acadêmico, Práticas Sociais de Letramento, Letramento IndígenaResumo
Esse estudo discute questões relacionadas ao processo de aquisição de práticas sociais de letramento acadêmico em português, por estudantes indígenas das etnias Guarani e Terena que pertencem à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa, em Dourados/MS. Ao acessar o sistema educacional acadêmico, esses estudantes se deparam com críticas de que sua escrita não condiz com a expectativa padrão da língua aceitável no meio universitário. Isso faz com que esses estudantes engrossem as estatísticas dos chamados ‘sub-representados’. Para respaldar essa discussão, utilizamos teóricos como Street (1984, 2000), que contrapõe dois modelos de letramento. O primeiro modelo, Modelo Autônomo centra-se em propósitos político-ideológicos próprios de uma perspectiva do mundo ocidental, cuja educação tem por base o neoliberalismo. O segundo modelo, dito Modelo Ideológico se delineia sobre a perspectiva da inserção do contexto sociocultural dos seus praticantes. Este estudo investiga a prática de letramento enquanto competência e habilidades de escrita indígena em língua portuguesa. O corpus do estudo constitui-se da escrita de dois textos de alunos indígenas, denominados de narrativas indígenas, tendo em vista seus diferentes eventos/práticas de letramento. Os dois textos analisados apontam para a necessidade da academia rever as políticas educacionais relacionadas à leitura e à produção escrita dos seus acadêmicos, pois se essas produções não correspondem ao esperado, acredita-se que seja necessária uma análise aprofundada desse quadro.
ABSTRACT: This study discusses those related to the process of acquiring academic exercises in Portuguese by indigenous students of the Guarani and Terena ethnic groups who belong to the Francisco Horta Barbosa Indigenous Reserve in Dourados/MS. By accessing the academic educational system, these students are faced with criticisms that their writing does not meet the standard expectation of acceptable language in the university environment. This causes these students to increase the statistics of the so-called 'underrepresented'. To support this discussion, we use theorists such as Street (1984, 2000), which contrasts two models of literacy. The first model, Autonomous Model focuses on political-ideological purposes proper of a Western world perspective, whose education is based on neoliberalism. The second model, said Ideological Model, is delineated on the perspective of the insertion of the sociocultural context of its practitioners. This study investigates the practice of literacy as an indigenous language competence and writing skills in Portuguese. The corpus of the study is the writing of two texts of indigenous students, called indigenous narratives, in view of their different literacy events/practices. The two texts analyzed point to the need for the academy to review educational policies related to reading and written production of its academics, because if these productions do not correspond to what is expected, it is believed that an in-depth analysis of this framework is necessary.
KEYWORDS: Academic Literacy. Social Practices of Literacy. Indigenous Academic.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.