USOS LINGUÍSTICOS E A DOCÊNCIA INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES
Visualizações: 29Palavras-chave:
Usos Linguísticos. Interculturalidade. Transdisciplinaridade. Karajá.Resumo
Este trabalho tem como intuito a reflexão e observação de práticas pedagógicas de estagiários indígenas da etnia Karajá e Tapirapé – alunos da Licenciatura Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás. As práticas pedagógicas em questão ocorreram durante atividades de estágio pedagógico no decorrer do ano de 2010 e buscam a implementação de um tipo de educação intercultural bilíngue e transdisciplinar nas escolas indígenas das comunidades dos estagiários, que proporcione autonomia aos professores indígenas, além de promover dentro das comunidades indígenas a revalorização de suas línguas e culturas tradicionais. Os usos linguísticos nas práticas pedagógicas dos referidos estagiários indígenas são impulsionados pelos conhecimentos tratados e trabalhados no contexto escolar, e permitem o questionamento diante do paradigma de educação voltada apenas aos conhecimentos ditos universais em detrimento dos conhecimentos tradicionais indígenas, em especial neste trabalho, dos conhecimentos Karajá e Tapirapé.
ABSTRACT: This work aims the reflection and observation of teaching practices of indigenous trainees Karajá and Tapirapé - college students majoring in Licenciatura Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas at the Federal University of Goiás. The pedagogical practices in question occurred during activities of teaching practice during the year of 2010 and seek the implementation in schools of indigenous communities a type of intercultural bilingual education and transdisciplinary providing autonomy to indigenous teachers, and within the indigenous communities to promote the upgrading of their languages and traditional cultures. The use of language teaching practices of these trainees are driven by indigenous knowledge processed and worked in the school context, and permit the questioning before the paradigm of education directed only to the so-called universal knowledge at the expense of traditional indigenous knowledge, especially in this work, knowledge Karaja and Tapirapé.
KEYWORDS: Use of Language. Interculturality. Transdisciplinarity. Karajá.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.