A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO HISTÓRICO-COMPARATIVO E A TIPOLOGIA LINGUÍSTICA PARA A RECONSTRUÇÃO DE LÍNGUAS INDÍGENAS
Visualizações: 81Palavras-chave:
Linguística histórica. Método Histórico-Comparativo. fonética/fonológica. Proto-Tupi-Guarani. Avá-Canoeiro.Resumo
Semelhanças entres as línguas distintas sempre aguçaram a atenção de estudiosos de diversos lugares. Desde a linguística histórico-comparativa, os linguistas buscam resultados que comprovem a evolução e reconstrução das línguas. Este artigo apresenta a importância do método histórico-comparativo, descrito por Vieira (2012) para a reconstrução das línguas no mundo. Ressalta Também a contribuição dos trabalhos de Rodrigues (2002) sobre o Tupí-Guaraní, e outras obras do autor sobre reconstrução linguística (1998, 2005, 2017b, 2010, 2014 apud Cabral, 2014). O processo de reconstrução de consoantes na língua Avá-Canoeiro, proposto por (Borges, 2006), ao considerar os aspectos fonéticos e fonológicos de três consoantes oclusivas: a bilabial /p/, a alveolar /t/ e a velar /k/, para verificar a evolução das consoantes do Proto Tupí-Guaraní. Nesse sentido, entende-se que a reconstrução linguística e tipologia linguística andam juntas. (SHIELDS, 2011)
ABSTRACT: Similarities among distinct languages have always sharpened the attention of scholars from various places. From historical-comparative linguistics, linguists seek results that prove the evolution and reconstruction of languages. This article presents the importance of the historical-comparative method described by Vieira (2012) for the reconstruction of languages in the world. The contribution of Rodrigues (2002) works on the Tupí-Guarani, and other works of the author on linguistic reconstruction (1998, 2005, 2017b, 2010, 2014 apud Cabral, 2014). The process of reconstruction of consonants in the Avá-Canoeiro language, proposed by Borges (2006), considering the phonetic and phonological aspects of three occlusive consonants: bilabial / p /, alveolar / t / e velar / k /, to verify the evolution of the consonants of the Proto Tupí-Guaraní. In this sense, it is understood that linguistic reconstruction and linguistic typology go hand in hand. (SHIELDS, 2011)
KEYWORDS: Historical linguistics. Historical-Comparative Method. phonetic / phonological. Proto-Tupi-Guarani. Avá-Canoeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.