PLURILINGUISMO ENTRE OS TRUMAI: ESTUDO DE CAMPO NA ALDEIA WANI WANI
Visualizações: 86Palavras-chave:
Sociolinguística Variacionista, Língua Trumai, Línguas em ContatoResumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre a língua Trumai, sendo esta considerada geneticamente isolada devido à falta de parentescos linguísticos com outras línguas. O ambiente de estudo é uma aldeia localizada nas Terras Indígenas Capoto Jarina Wani Wani, local hoje onde vivem 77 pessoas. A situação desta língua é particularmente delicada, no que diz respeito à sua capacidade de continuar viva. Entre os Trumai, a frequência da Língua Portuguesa é incomum se comparada com outras aldeias, da reserva Capoto/Jarina ou do Parque Indígena Xingu. Para nortear nossa pesquisa, optamos pelo modelo teórico da Sociolinguística Variacionista. Por meio de estudo de campo com coleta de dados, acompanhada de técnica de observação e aplicação de questionário e entrevistas com perguntas estruturadas e semiestruturadas, com os quais atestamos os ambientes plurilinguistas em que os Trumai estão inseridos. No decorrer das últimas décadas foi percebido um abandono da língua original por parte dos mais novos, o que indica para um possível desaparecimento da língua. O idioma mais falado dentro da aldeia é o Português, seguido de Trumai e Aweti, mas outras línguas xinguanas como o Kayapó o Kamaiurá e o Panará também coexistem nos ambientes da aldeia. Realizamos a catalogação de termos caracterizados como empréstimos linguísticos na Língua Portuguesa, atestando a sua forte influência na fala dos Trumai.
ABSTRACT: This paper presents a study on the Trumai language, which is considered genetically isolated due to the lack of linguistic kinship with other languages. The study environment is a village located in the Capoto Jarina Wani Wani Indigenous Lands, where 77 people live today. The situation of this language is particularly delicate as regards its ability to stay alive. Among the Trumai, the frequency of the Portuguese language is uncommon compared to other villages, the Capoto / Jarina Reserve or the Xingu Indigenous Park. To guide our research, we opted for the theoretical model of Variationist Sociolinguistics. Through field study with data collection, accompanied by observation technique and questionnaire application and interviews with structured and semi-structured questions, with which we attest to the plurilingualist environments in which the Trumai are inserted. Over the last few decades there has been a noticeable abandonment of the original language by the young, which indicates a possible disappearance of the language. The most widely spoken language within the village is Portuguese, followed by Trumai and Aweti, but other Xingu languages such as Kayapó, Kamaiurá and Panará also coexist in the village environments. We cataloged terms characterized as linguistic loans in the Portuguese language, attesting to their strong influence on Trumai speech.
KEYWORD: Variational Sociolinguistics, Trumai Language, Languages in Contact.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.