ADAPTAÇÃO CURRICULAR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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Educação Especial, Adaptação Curricular, Deficiência Intelectual, Língua PortuguesaResumo
A adaptação do currículo regular, por meio de ajustes, é uma estratégia educativa que facilita e promove a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. As adaptações curriculares nas aulas de Língua Portuguesa tornam os conteúdos dessa área menos distantes da realidade dos alunos com deficiência intelectual, uma vez que em razão de sua patologia são deixados de lado nessa disciplina. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar se a adaptação do currículo regular pode ser utilizada pelos professores de Língua Portuguesa para favorecer o ensino e aprendizagem dos conteúdos desta disciplina para os alunos com deficiência intelectual. Participaram desse estudo uma professora da disciplina de Língua Portuguesa da classe comum que leciona essa disciplina para uma aluna com deficiência intelectual com laudo, matriculada e frequente no 7º ano do Ensino Fundamental II. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracterizou-se por ser participante, com foco na interação entre o pesquisador e os membros das situações investigadas, de modo que ambas as partes pudessem construir novos saberes. Para isso, este estudo percorreu quatro etapas, sendo elas: observações das aulas de língua portuguesa, entrevista inicial, elaboração e aplicação de atividades adaptadas e entrevista final com a professora de Língua Portuguesa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados: (a) roteiro de observação das aulas e; (b) roteiro de entrevista. Os dados foram classificados em categorias, contando com a apreciação de juízes para dar fidedignidade à análise efetuada. Os dados foram tratados de modo qualitativo mediante categorias temáticas. Os resultados revelaram a necessidade de formação profissional tanto para elaborar como para utilizar as atividades adaptadas em sala de aula. No processo de elaboração e aplicação das atividades curriculares adaptadas, observou-se o envolvimento da professora bem como a participação da aluna com deficiência intelectual nas aulas, visto que, após a aplicação das atividades adaptadas, as alunas passaram a participar das aulas, dando motivação à professora, que se sentiu mais responsável pelo ensino e aprendizagem dela.
ABSTRACT: Adjustment of the regular curriculum, through adjustments, is an educational strategy that facilitates and promotes the learning of students with intellectual disabilities. The curricular adaptations in the Portuguese Language classes make the contents of this area less distant from the reality of students with intellectual disabilities, since due to their pathology they are left out of this discipline. Thus, the research has as general objective to analyze if the adaptation of the regular curriculum can be used by the teachers of Portuguese Language to favor the teaching and learning of the contents of this discipline for students with intellectual disabilities. Participants of this study were a teacher of the Portuguese Language class of the common class who teaches this discipline to a student with intellectual disability with a report, enrolled and frequent in the 7th year of Elementary School II. From a qualitative approach, the research was characterized by being a participant, focusing on the interaction between the researcher and the members of the investigated situations, so that both parties could build new knowledge. In order to do so, this study covered four stages, namely: observations of the Portuguese language classes, initial interview, preparation and application of adapted activities and final interview with the Portuguese Language teacher. It was used as an instrument for data collection: (a) observation script of the classes and; (b) interview script. The data were classified into categories, counting on the judges' appreciation to give reliability to the analysis made. The data were treated in a qualitative way using thematic categories. The results revealed the need for vocational training both to prepare and to use the adapted activities in the classroom. In the process of elaboration and application of the adapted curricular activities, it was observed the teacher's involvement as well as the participation of the students with intellectual deficiency in the classes, since, after the application of the adapted activities, the students began to participate in the classes, giving motivation to the teacher, who felt more responsible for their teaching and learning.
KEYWORDS: Special Education. Curriculum adaptation. Intellectual Disability. Portuguese language.
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