TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS

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Autores

  • Anatercia Maria de Carvalho Matos Freire Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac

Palavras-chave:

Formação docente; Tecnologias de Informação e Comunicação; Surdo; Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a formação docente frente as tecnologias e sua utilização no processo ensino-aprendizagem de alunos surdos. A pesquisa surgiu do seguinte questionamento: Como ocorre a formação docente para com as tecnologias de informação e comunicação e sua utilização nas práticas pedagógica no processo de ensino aprendizagem de alunos surdos? No campo metodológico priorizou-se a pesquisa bibliográfica onde são abordados diferentes teóricos na área da educação e suas concepções sobre o tema mencionado. Os resultados obtidos por meio da análise consideram-se que as tecnologias da informação e comunicação são recursos didáticos que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, mas não garantem por si só este processo. A formação docente precisa favorecer a adequação dos meios tecnológicos às atividades didáticas bem como a maneira como eles se inserem nos planejamentos e métodos de ensino. Percebe-se que as TICs são necessárias para os surdos, pois possibilitam o intercambio educacional proporcionando troca de cultura. Dessa forma, são instrumentos que oportunizam ao maior conhecimento, também uma comunicação entre os surdos com e com o mundo que em que vive. Conclui-se que é necessário que a prática do professor esteja sempre em construção e, consequentemente, em constante atualização, visando sempre uma formação continuada, a fim de que sua prática seja inovadora.

ABSTRACT: This is work aims to analyze the teacher training in the face technologies and its usage in the learning process of deaf students. The research started with the following question: How the teacher training works with Information Technology and comunication and it usage in the learning process of deaf students? In the methodological fiel was prioritized the bibliographical research where the different theorical approaches in the area of education and its conceptions about the mentioned theme. The results obtained by means of analyses considers the Information Technologies and communications are didactic resourses which helps the learning process but they alone don’t guarantee the process. The teacher training needs to adapt the technological means in the teaching activities as well as the way they are inserted in the planning and in the teaching methods. It is noticied that It is necessary to the deaf people because they enable the educational, providing a cultural exchange. Thus they are instruments that promote a better knowledge, as well as between the deaf people and the world where they live. We conclude that is required that the teacher practice needs to be always in construction, and consequently in constant update, to aim the continued training in order to reach an innovative practice.

KEYWORDS: Teacher training; Information and Communication Technologies; Deaf; Teaching-learning.

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Publicado

07-07-2020

Como Citar

de Carvalho Matos Freire, A. M. (2020). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 10(28), 160–175. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7969