TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
Visualizações: 26Palavras-chave:
Formação docente; Tecnologias de Informação e Comunicação; Surdo; Ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a formação docente frente as tecnologias e sua utilização no processo ensino-aprendizagem de alunos surdos. A pesquisa surgiu do seguinte questionamento: Como ocorre a formação docente para com as tecnologias de informação e comunicação e sua utilização nas práticas pedagógica no processo de ensino aprendizagem de alunos surdos? No campo metodológico priorizou-se a pesquisa bibliográfica onde são abordados diferentes teóricos na área da educação e suas concepções sobre o tema mencionado. Os resultados obtidos por meio da análise consideram-se que as tecnologias da informação e comunicação são recursos didáticos que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, mas não garantem por si só este processo. A formação docente precisa favorecer a adequação dos meios tecnológicos às atividades didáticas bem como a maneira como eles se inserem nos planejamentos e métodos de ensino. Percebe-se que as TICs são necessárias para os surdos, pois possibilitam o intercambio educacional proporcionando troca de cultura. Dessa forma, são instrumentos que oportunizam ao maior conhecimento, também uma comunicação entre os surdos com e com o mundo que em que vive. Conclui-se que é necessário que a prática do professor esteja sempre em construção e, consequentemente, em constante atualização, visando sempre uma formação continuada, a fim de que sua prática seja inovadora.
ABSTRACT: This is work aims to analyze the teacher training in the face technologies and its usage in the learning process of deaf students. The research started with the following question: How the teacher training works with Information Technology and comunication and it usage in the learning process of deaf students? In the methodological fiel was prioritized the bibliographical research where the different theorical approaches in the area of education and its conceptions about the mentioned theme. The results obtained by means of analyses considers the Information Technologies and communications are didactic resourses which helps the learning process but they alone don’t guarantee the process. The teacher training needs to adapt the technological means in the teaching activities as well as the way they are inserted in the planning and in the teaching methods. It is noticied that It is necessary to the deaf people because they enable the educational, providing a cultural exchange. Thus they are instruments that promote a better knowledge, as well as between the deaf people and the world where they live. We conclude that is required that the teacher practice needs to be always in construction, and consequently in constant update, to aim the continued training in order to reach an innovative practice.
KEYWORDS: Teacher training; Information and Communication Technologies; Deaf; Teaching-learning.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.