PRÁTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA PÚBLICA PARANÃ EM PAÇO DO LUMIAR
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Formação continuada, Tecnologia, Deficiência, SRMResumo
A atuação dos profissionais nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM) tem a finalidade de atender a diversidade dos alunos com deficiência de forma inclusiva. Este artigo busca discutir os desafios da formação continuada dos professores da SRM sobre uso de tecnologias assistivas para prática pedagógica no atendimento de pessoas com deficiência na escola pública Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã de Paço do Lumiar. A metodologia foi exploratória e qualitativa com pesquisa de campo com caráter explicativo, fundamentado em FREIRE (1991), ZABALA (1995), HERNANDEZ (1998), MORETTI (2009) para refletirmos a respeito das dificuldades na formação de professores da SRM e na prática pedagógica para atender alunos com deficiência. Os resultados identificam desafios na prática pedagógica dos professores da escola referentes à elaboração e organização de recursos pedagógicos tecnológicos, revelando as dificuldades acerca de ações pedagógicas com alunos com deficiência.
ABSTRACT: The performance of professionals in the Multifunctional Resource Rooms (SRM) aims to meet the diversity of students with disabilities in an inclusive manner. This article discusses the challenges of SRM teachers' continuing education on the use of assistive technologies for pedagogical practice in the care of people with disabilities in the public school Joint Paranã de Paço do Lumiar Basic Education Unit. The methodology was exploratory and qualitative with explanatory field research based on FREIRE (1991), ZABALA (1995), HERNANDEZ (1998), MORETTI (2009) to reflect on the difficulties in SRM teacher education and practice. to assist students with disabilities. The results identify challenges in the pedagogical practice of school teachers regarding the elaboration and organization of technological pedagogical resources, revealing the difficulties about pedagogical actions with students with disabilities.
KEYWORDS: Continuing education; Technologies; Deficiency; MRR.
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