AS REDES SOCIAIS E OS APLICATIVOS EM CONTEXTO NA INTERAÇÃO DE SURDOS E OUVINTES NO ENSINO SUPERIOR
Visualizações: 42Palavras-chave:
Tecnologia. Redes sociais de interação. Surdos. Ouvintes. Inclusão SocialResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais as redes sociais e os aplicativos mais utilizadas entre os alunos (as) surdos (as) no Ensino Superior, como ferramenta de interação e quais os motivos destes investigados acessarem a Internet. Assim, utilizando-se da troca de mensagens de textos os alunos do Curso de Ciências Humanas do Campus Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão puderam contribuir para esta investigação. A pesquisa contou com 12 investigados, sendo 5 surdos usuários da Libras como primeira língua e tendo a Língua Portuguesa como segunda língua. Também participaram 7 alunos ouvintes, tendo como primeira língua a Língua Portuguesa e nenhum conhecimento da Libras. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário, com questões fechadas e abertas e o diário de bordo das pesquisadoras com o intuito de descrever as observações para transcrever como produto final da pesquisa. Esta caracteriza-se como um estudo de caso, pois teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, além de ser uma pesquisa exploratória. A teoria utilizada fundamenta-se nos estudos de Pierre Lévy (1999), Stumpf (2010), Vygotsky (1935 apud REGO, 1995) e Skliar (2015) dentre outros. Neste sentido, buscou-se refletir acerca do uso das redes sociais como ferramenta que proporcionam a inclusão social dos surdos, desta forma verificou-se que a comunicação entre os alunos surdos, bem como, com os alunos ouvintes, mediada pelas novas tecnologias digitais, contribuíram significativamente para inclusão social dos investigados. No que tange aos resultados, verificou-se que os surdos fazem uso da tecnologia, como facilitador da comunicação com alunos ouvintes, pois eles afirmam que a troca de mensagens de texto escritas em português e a utilização de vídeos em Libras contribui para a inclusão social, estabelecendo assim, a comunicação ainda que a distância com outras pessoas, pois navegando na internet os surdos podem vivenciar maior interação.
ABSTRACT: This research aimed to investigate the most used social networks among deaf students in Higher Education as an interaction tool and the reasons of those investigated to access the Internet. Thus, using the text message exchange, the students of the Human Sciences Course Campus Pinheiro of the Federal University of Maranhão were able to contribute to this research. The research counted on 12 investigated, being 5 deaf users of Libras like first language and having the Portuguese Language like second language. There were also 7 listening students, having as their first language the Portuguese Language and no knowledge of Libras. The instruments used for the data collection were a questionnaire, with closed and open questions and the researchers' logbook with the intention of describing the observations to be transcribed as the final product of the research. This is characterized as a case study, since it had a quantitative and qualitative approach, besides being an exploratory research. The theory used is based on the studies of Pierre Lévy (1999), Stumpf (2010), Vygotsky (1935 apud REGO, 1995) and Skliar (2015) among others. In this sense, we sought to reflect on the use of social networks as a tool that provides the social inclusion of the deaf, in this way it was verified that the communication between the deaf students, as well as, with the hearing students, mediated by the new digital technologies, contributed significantly to the social inclusion of those investigated. Regarding the results, it was verified that the deaf make use of the technology, as a facilitator of the communication with hearing students, since they affirm that the exchange of text messages written in Portuguese and the use of videos in Pounds contributes to the social inclusion , thus establishing communication even if distance with other people, because browsing the Internet the deaf can experience greater interaction.
KEYWORDS: Technology. Social interaction networks. Deaf people. Listeners. Social inclusion
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.