NECESSIDADES DOS CONSULENTES DE OBRAS LÉXICO-GRÁFICAS EM LIBRAS

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Autores

  • Tânia Aparecida Martins UNIOESTE
  • Valdenir de Souza Pinheiro UNIOESTE

Palavras-chave:

Lexicografia em Libras; Ensino de Libras, Materiais didáticos.

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo analisar as contribuições da lexicografia e de obras lexicográficas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto educacional bilíngue. A maioria dos materiais didáticos voltados ao ensino da Libras apresentam, além de informações linguísticas, um rol de sinais-palavras ou palavras-sinais organizados por categorias ou ordem alfabética na ordem da Língua Portuguesa. Para verificar quais seriam as contribuições desses materiais para os aprendizes iniciantes de Libras, selecionamos 06 obras impressas e colocamo-las à disposição juntamente com um questionário contendo 06 questões para 94 pessoas ouvintes aprendizes de Libras (acadêmicos e cursistas) em um Curso de Extensão Universitária, em um dos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Com os dados da pesquisa, observamos que em termos tipológicos o consulente faz algumas ressalvas as quais do ponto de vista de quem idealiza e elabora as obras nem sempre é contemplado. Nesse sentido, o foco investigativo dessa pesquisa diz respeito ao modus operandi tanto do usuário dessas obras quanto dos seus produtores.

ABSTRACT: The objective of this paper was to analyze the contributions of lexicography and lexicographical works for teaching Libras in bilingual educational context. Most teaching materials aimed at teaching Libras present, in addition to linguistic information, a list of sign-words or words-sign arranged by categories or alphabetical order of the Portuguese language. To check what are the contributions of these materials f or beginner learners Libras, we select 06 printed works and we provide together with a questionnaire containing 06 questions to 94 people listeners apprentices Libras (academic and teacher students), in a University Extension Course at one of the State University of Western Paraná campus. With the survey data noted that in typological terms the asker makes some caveats the point of view of who conceives and develops the work is not always necessary. Thus, the investigative focus of this research concerns the modus operandi of both the user of these works and their producers.

KEYWORDS: Lexicography in Libras;  Libras teaching; Didact materials.

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Biografia do Autor

Tânia Aparecida Martins, UNIOESTE

Aluna da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, Nível de Doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Letras/Linguística pela mesma universidade (2013). Professora Assistente na Unioeste. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS e GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores na linha de pesquisa: Ensino e aprendizagem da Libras. E-mail: martitania.tm@gmail.com

Valdenir de Souza Pinheiro, UNIOESTE

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestrando em Letras/Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) – Unioeste. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS e GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores na linha de pesquisa: Ensino e aprendizagem da Libras. E-mail: prof.tils@gmail.com

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Publicado

07-07-2020

Como Citar

Martins, T. A., & Pinheiro, V. de S. (2020). NECESSIDADES DOS CONSULENTES DE OBRAS LÉXICO-GRÁFICAS EM LIBRAS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 10(28), 293–321. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7985