O PERFIL DO /S/ EM CODA SILÁBICA EM POSIÇÃO INTERNA E EXTERNA NO FALAR AMAPAENSE
Visualizações: 170Palavras-chave:
Geossociolinguística. Variação fonética-fonológica. ALAP.Resumo
O artigo tem como objetivo descrever e analisar o perfil fonético do fonema /S/ em coda silábica em posição interna e externa no português falado por amapaenses. Como suporte teórico adotam-se os princípios da Geolinguística (CARDOSO, 2010) e da Geossociolinguística (RAZKY, 2010), além de pesquisas realizadas sobre o fonema /S/ falado no Brasil, sob a perspectiva da Sociolinguística e da Dialetologia. A metodologia empregada corresponde aos mesmos procedimentos adotados pelo Atlas Linguístico do Amapá - ALAP, isto é, foi selecionada uma rede de pontos com 10 localidades do estado do Amapá, respectivamente: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque. Os dados fonéticos foram coletados a partir de entrevistas com 40 informantes, considerando as variáveis sexo (homem-mulher) e idade (18-30 anos e 50-75 anos). Os itens fonéticos analisados para esta pesquisa foram: casca, estrada, desvio, escola, rasgar, questão, pescoço, costas, caspa, desmaio, mesma, hóspede, esquerdo, luz, arroz, três, dez, colegas, giz, voz, paz. Com base nos resultados, constatou-se que 95% das realizações do /S/ em coda silábica em posição interna ocorreram de forma palatalizada ([ʃ] e [ʒ]) e apenas 5% indicaram a não palatalização ([s] e [z]). No que diz respeito à posição externa, os dados apresentaram 94% de frequência de palatalização e 6% de não palatalização.
ABSTRACT: The article aims to describe and analyze the phonetic profile of the phoneme /S/ in syllabic coda in internal and external position in Portuguese spoken by amapaenses. As theoretical support, the principles of Geolinguistics (CARDOSO, 2010) and Geosociolinguistics (RAZKY, 2010) are adopted, in addition to research conducted on the phoneme /S/ spoken in Brazil, from the perspective of Sociolinguistics and Dialectology. The methodology used corresponds to the same procedures adopted by the Linguistic Atlas of Amapá - ALAP, that is, a network of points was selected with 10 locations in the state of Amapá, respectively: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene and Oiapoque. Phonetic data were collected from interviews with 40 informants, considering the variables gender (man-woman) and age (18-30 years and 50-75 years). The phonetic items analyzed for this research were: casca, estrada, desvio, escola, rasgar, questão, pescoço, costas, caspa, desmaio, mesma, hóspede, esquerdo, luz, arroz, três, dez, colegas, giz, voz and paz. Based on the results, it was found that 95% of the accomplishments of the /S/ in syllabic coda in internal position occurred in a palatalized form ([ʃ] and [ʒ]) and only 5% indicated non-palatalization ([s] and [ z]). With regard to the external position, the data showed 94% of palatalization frequency and 6% of non-palatalization.
KEYWORDS: Geosociolinguistics. Phonetic-phonological variation. ALAP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.