UM ASPECTO PARTICULAR DO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: O ESTUDO DE FRASEOLOGISMOS EM DADOS DIALETAIS
Visualizações: 100Palavras-chave:
Projeto ALiB, Variação, FraseologismosResumo
Este trabalho apresenta resultados de investigação sobre a Fraseologia, referentes aos campos lexicais: “ciclos da vida” e “convívio e comportamento social”, com base nos dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), vinculado ao Projeto VALEXTRA (Variação lexical: teorias, recursos e aplicações), do condicionamento lexical às constrições pragmáticas, convênio CAPES/COFECUB n° 838/15, celebrado entre a Universidade Federal da Bahia e a Universidade de Paris 13 (Laboratoire Lexiques Dictionnaires Informatique). Busca-se, a partir do material coletado na pesquisa, apresentar um estudo sobre a presença de fraseologismos nas entrevistas dos informantes, oriundos da região sudeste do Brasil, especificamente no estado do Espírito Santo, estratificados por sexo (masculino e feminino), por faixa etária (faixa I: de 18 a 30 anos e faixa II: de 50 a 65 anos) e por nível de escolaridade (fundamental e universitário). Além de apresentar, a partir do material coletado pela pesquisa do Projeto ALiB, parte do estudo sobre a presença de fraseologismos nos dados referentes ao estado analisado. O termo fraseologismo está sendo aqui concebido como o fenômeno que se exprime através de associações sintagmáticas recorrentes, e a fixação como o processo pelo qual tais associações sintagmáticas se realizam (MEJRI, 1997). Sendo assim, a principal característica das unidades fraseológicas é a polilexicalidade, ou seja, para que uma expressão seja considerada como fraseologismo, é necessário que esta seja formada por duas ou mais unidades lexicais como, por exemplo, pão duro, garota de programa etc.
RESUMEN: Este trabajo presenta resultados de investigación sobre Fraseología, en referencia a los campos léxicos: "ciclos de vida" e "interacción y comportamiento social", basados en datos del Proyecto Lingüístico Atlas de Brasil (ALiB), vinculado al Proyecto VALEXTRA (variación léxica: teorías, recursos y aplicaciones), desde el condicionamiento léxico hasta las restricciones pragmáticas, el acuerdo CAPES / COFECUB n° 838/15, firmado entre la Universidad Federal de Bahía y la Universidad de París 13 (Laboratoire Lexiques Dictionnaires Informatique). Se busca, a partir del material recopilado en la investigación, presentar un estudio sobre la presencia de fraseología en las entrevistas a los informantes, provenientes de la región sureste de Brasil, específicamente en el estado de Espírito Santo, estratificado por sexo (masculino y femenino), por edad (rango I: de 18 a 30 años y rango II: de 50 a 65 años) y por nivel de educación (primaria y universidad). Además de presentar, en base al material recopilado por la investigación del Proyecto ALiB, parte del estudio sobre la presencia de fraseologismos en los datos que se refieren al estado analizado. El término fraseologismo se concibe aquí como el fenómeno que se expresa a través de asociaciones sintagmáticas recurrentes, y la fijación como el proceso por el cual tienen lugar tales asociaciones sintagmáticas (MEJRI, 1997). Por lo tanto, la característica principal de las unidades fraseológicas es la pollexicalidad, es decir, para que una expresión se considere como fraseología, debe estar formada por dos o más unidades léxicas, como pão duro, garota de programa, etc.
PALABRAS CLAVE: Proyecto ALiB; Fraseologismos; Variación.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.