ANSEIOS, VONTADES E INQUIETAÇÕES ACERCA DA MANUTENÇÃO DA LÍNGUA MATERNA DOS MANOKI/IRANTXE: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA
Visualizações: 40Palavras-chave:
sociolinguística; identidade linguística; língua materna.Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sociolinguística sobre as declarações proferidas, em uma entrevista, por seis indígenas que vivem na comunidade Manoki/Irantxe, da aldeia indígena Caititu, na Terra Indígena de Tirecatinga, no município de Sapezal, no estado de Mato Grosso. Através dos dados coletados, este estudo versa por observar o comportamento linguístico dos índios refletidos por meios dosanseios, vontades e inquietações, que eles apresentaram em suas respostas, para assim, buscar formas de valorizar a identidade linguística dessa comunidade. Como procedimento metodológico, adotamos teorias dos estudiosos da Sociolinguística tais como Franceschini (2011), Labov (2008), Silva (2001), dentre outros, que abordam a relação entre as línguas indígenas e o português, e como esta última pode afetar o discurso dos índios. Pretende-se, então, fornecer um olhar introdutório a respeito de como a Sociolinguística observa e analisa a relação entre as línguas indígenas e o ensino de português, como segunda língua, para os índios. Observamos que os índios entrevistados que apresentaram, inicialmente, sentimentos contraditórios sobre a própria língua, no final acabam por entender que o processo de aprendizagem do português, língua oficial do Brasil que para eles é uma segunda língua, significa que eles devem aprender o português sem desvalorizar suas línguas maternas.
ABSTRACT: In this paper aims to do a sociolinguistics analysis about the statements made in an interview by six residents indigenous people that live in the Manoki/Irantxe community, indian village Caititu, Terra Indígena de Tirecatinga, in Sapezal city, Mato Grosso state. Through the collected data, this work search for observing the indian linguistic behaviors reflected by their anxieties, desires and concerns, that they presented in their answers for that seek ways to value this community linguistic identity. As a methodological procedure, we adopt the theories the Sociolinguistics Scholars such as Franceschini (2011), Labov (2008), Silva (2001), among others, that analyse the relationship between the indigenous languages and the Portuguese, as second language, and how the last one can affect the indigenous discourses. Then, we intended giving an introductory point of view about how the Sociolinguistics observe and analyze the relationship between the indigenous language and the Portuguese teaching, as second language, for the Indians. We observe that interviewed Indians that shows, firstly, contradictory feelings about their own language, at last, they end up understanding the Portuguese learning process, Brazil official language for they is a second language, means that they may learn Portuguese without devalue their own mother tongues.
KEYWORDS: sociolinguistics, linguistic identity, mother tongue.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.