ESTUDOS DA LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS CONTRIBUIÇÕES DE SAUSSURE
Visualizações: 104Palavras-chave:
Linguagem; Língua Portuguesa; Ensino. Saussure.Resumo
Ensinar língua, em especial Língua Portuguesa, tem se tornado algo desafiador para alguns docentes. Presenciamos uma insistência de aulas voltadas ao tradicionalismo, o ensino focado nas estruturas gramaticais com um fim em si mesma, destoante das vivências das quais os alunos estão inseridos. Em contraponto a essa realidade, estão os postulados de Saussure (2006), que vê a língua como algo ligado ao social, ao nosso dia a dia. Este estudo tem a finalidade de refletir acerca dos postulados deixados pelo mestre, assim como repercutir a sua importância para efetivação da linguística como ciência da linguagem e o ensino de língua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que permite reunir informações advindas das principais teorias que norteiam um trabalho científico, a qual, certamente, subsidirá a construção da investigação proposta. Teóricos como: Cunha e Tavares (2016); Moura Neves (1997); Saussure (2006[1916], Fiorin (2007) fundamentam esta explanação. As leituras que ora realizamos proporcionaram uma reflexão acerca dos ensinamentos de Saussure e em que medida as teorias contribuem para compreender a dicotomia (língua/fala; sincronia/diacronia; sintagma/paradigma; significado/ significante) de maneira a desmistificar algumas ideias equivocadas sobre o ensino de língua.
ABSTRACT: Teaching language, especially Portuguese, has become challenging for some teachers. We witnessed an insistence on classes focused on traditionalism, teaching focused on grammatical structures with an end in itself, unlike the experiences of which students are inserted. In contrast to this reality, there are the postulates of Saussure, who sees language as something connected to the social, to our daily lives. This study aims to reflect on the postulates left by the master, as well as to reflect its importance for the realization of linguistics as language science and language teaching. It is a qualitative bibliographic research that allows gathering information from the main theories that guide a scientific work, which, certainly, will subsidize the construction of the proposed investigation. Theorists such as: Cunha and Tavares (2016); Moura Neves (1997); Perini (2006); Saussure (2006 [1916], Fiorin (2006/2007) provide the basis for this explanation. The readings we have now carried out provided a reflection on Saussure's teachings and the extent to which theories contribute to understanding the dichotomy (language / speech; synchrony / diachrony; phrase / paradigm; meaning / signifier) in order to demystify some misconceptions about language teaching.
KEYWORDS: Language.;Portuguese language; Teaching; Saussure.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.