A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA GERAÇÃO ALPHA
THE LINGUISTIC VARIATION IN THE PORTUGUESE LANGUAGE TEXTBOOKS OF THE ALPHA GENERATION
Visualizações: 185Palavras-chave:
Variação Linguística. Livro Didático. Ensino Fundamental.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar os livros didáticos de língua portuguesa utilizados na rede pública municipal de Campo Grande – MS, no quadriênio 2020-2023, aprovados e disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro didático de 2020 (PNLD/2020), observando como os livros da Geração Alplha para o Ensino Fundamental, anos finais, tratam a variação linguística em sua coleção de quatro volumes. Considerando a tendência entre os livros didáticos a tratar a variação linguística apenas como conteúdo de ensino, dando um tratamento muito superficial ao tema, muitas vezes limitando-se à apresentação folclorizada da variação geográfica ou um tanto estereotipada das falas rurais, minha intenção é verificar se a referida coleção consegue ir além dessa superficialidade previsível e se alcança tratar da variação social. A análise que proponho tem duas orientações: uma quantitativa e outra qualitativa/discursiva, baseando-me no roteiro para análise de livros didáticos sugerido por Bagno (2007). Dentre os resultados encontrados, destaco que a Coleção apresenta uma proposta que se aproxima bastante dos pressupostos de uma Pedagogia da Variação Linguística (ZILLES e FARACO, 2015), embora haja alguns pequenos equívocos e lacunas.
RESUMEN: El objetivo de este estudio es analizar los libros de lengua portuguesa utilizados en la red pública municipal de Campo Grande - MS, en el cuadrienio 2020-2023, aprobados y puestos a disposición por el Programa Nacional de Libros Didácticos de 2020 (PNLD / 2020), observando cómo los libros de la “Geração Alplha” para la escuela primaria, últimos años, tratan la variación lingüística en su colección de cuatro volúmenes. Considerando la tendencia entre los libros didácticos a tratar la variación lingüística solo como contenido didáctico, dando un tratamiento muy superficial al tema, a menudo limitado a la presentación folclórica de la variación geográfica o algo estereotipado en líneas rurales, mi intención es verificar si dicha colección logra ir más allá de esta superficialidad predecible y lograr variación social. El análisis que propongo tiene dos orientaciones: cuantitativa y cualitativa / discursiva, basada en el guión para el análisis de libros didácticos sugerido por Bagno (2007). Entre los resultados encontrados, destaco que la Colección presenta una propuesta muy cercana a los supuestos de la Pedagogía de la Variación Lingüística (ZILLES y FARACO, 2015), aunque existen algunos pequeños errores y lagunas.
PALABRAS CLAVE: Variación lingüística. Libro didáctico. Enseñanza fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.