A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA GERAÇÃO ALPHA
THE LINGUISTIC VARIATION IN THE PORTUGUESE LANGUAGE TEXTBOOKS OF THE ALPHA GENERATION
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Variação Linguística. Livro Didático. Ensino Fundamental.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar os livros didáticos de língua portuguesa utilizados na rede pública municipal de Campo Grande – MS, no quadriênio 2020-2023, aprovados e disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro didático de 2020 (PNLD/2020), observando como os livros da Geração Alplha para o Ensino Fundamental, anos finais, tratam a variação linguística em sua coleção de quatro volumes. Considerando a tendência entre os livros didáticos a tratar a variação linguística apenas como conteúdo de ensino, dando um tratamento muito superficial ao tema, muitas vezes limitando-se à apresentação folclorizada da variação geográfica ou um tanto estereotipada das falas rurais, minha intenção é verificar se a referida coleção consegue ir além dessa superficialidade previsível e se alcança tratar da variação social. A análise que proponho tem duas orientações: uma quantitativa e outra qualitativa/discursiva, baseando-me no roteiro para análise de livros didáticos sugerido por Bagno (2007). Dentre os resultados encontrados, destaco que a Coleção apresenta uma proposta que se aproxima bastante dos pressupostos de uma Pedagogia da Variação Linguística (ZILLES e FARACO, 2015), embora haja alguns pequenos equívocos e lacunas.
RESUMEN: El objetivo de este estudio es analizar los libros de lengua portuguesa utilizados en la red pública municipal de Campo Grande - MS, en el cuadrienio 2020-2023, aprobados y puestos a disposición por el Programa Nacional de Libros Didácticos de 2020 (PNLD / 2020), observando cómo los libros de la “Geração Alplha” para la escuela primaria, últimos años, tratan la variación lingüística en su colección de cuatro volúmenes. Considerando la tendencia entre los libros didácticos a tratar la variación lingüística solo como contenido didáctico, dando un tratamiento muy superficial al tema, a menudo limitado a la presentación folclórica de la variación geográfica o algo estereotipado en líneas rurales, mi intención es verificar si dicha colección logra ir más allá de esta superficialidad predecible y lograr variación social. El análisis que propongo tiene dos orientaciones: cuantitativa y cualitativa / discursiva, basada en el guión para el análisis de libros didácticos sugerido por Bagno (2007). Entre los resultados encontrados, destaco que la Colección presenta una propuesta muy cercana a los supuestos de la Pedagogía de la Variación Lingüística (ZILLES y FARACO, 2015), aunque existen algunos pequeños errores y lagunas.
PALABRAS CLAVE: Variación lingüística. Libro didáctico. Enseñanza fundamental.
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