CONTRIBUIÇÕES DO ESBOÇO DE UM ATLAS LINGUÍSTICO DE MINAS GERAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Visualizações: 124Palavras-chave:
Variação Linguística, Atlas Linguísticos, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Neste artigo, visa-se propor reflexões sobre as contribuições de atlas linguísticos para o ensino de língua materna nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, examinam-se duas cartas linguísticas lexicais, a carta 1: Arco Íris e a carta 30: Bolinha de Gude, do Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais - EALMG - (RIBEIRO, et al., 1977), com o intento de desenvolver atividades didáticas para o alunado do ensino fundamental II . Dessa forma, a pesquisa fundamenta-se no aporte teórico da Dialetologia e da Geolinguística (ALKIMIM 2009), (BRANDÃO, 1991), (CARDOSO, 2010), (COSERIU 1987), (PAIM 2016), (ROMANO 2013), (SILVA NETO1957), (VIEIRA 1999), (ZÁGARI 2013 [1998; 2005]). Espera-se com este estudo contribuir com os estudos sobre as variações linguísticas em sala de aula no ensino básico, sobretudo, as de ordem diatópica, por meio de atividades que levem o aluno a refletir sobre preconceitos e estereótipos linguísticos e sobre a diversidade linguística existente em Minas Gerais. Assim sendo, além de discutir sobre a relevância dos atlas linguísticos para o conhecimento e para a descrição da multiplicidade de falares do Brasil, em particular, os falares de Minas Gerais, discute-se a contribuição desses estudos para o ensino da variação diatópica nas aulas de língua portuguesa.
ABSTRACT: In this article, we aim to propose reflections on the contributions of linguistic atlases to the teaching of mother tongue in Portuguese language classes. For that, two lexical linguistic maps are examined, map 1: Arco Íris (rainbow) and map 30: Bolinha de Gude (marbles) from the Draft of a Linguistic Atlas of Minas Gerais - EALMG - (RIBEIRO, et al., 1977), to develop didactic activities for the students of elementary school II. Thus, the research is based on the theoretical contribution of Dialectology and Geolinguistics (ALKIMIM 2009), (BRANDÃO, 1991), (CARDOSO, 2010), (COSERIU 1987), (PAIM 2016), (ROMANO 2013), (SILVA NETO1957), (VIEIRA 1999), (ZÁGARI 2013 [1998; 2005]).This study is expected to contribute to studies on linguistic variations in the classroom, especially diatopic ones, through activities that lead students to reflect on prejudices and linguistic stereotypes and linguistic diversity in Minas Gerais. Therefore, beyond discussing the relevance of linguistic atlases for the knowledge and description of the multiplicity of speeches from Brazil, in particular, those from Minas Gerais. The contribution of these studies to the teaching of diatopic variation in Portuguese language classes is discussed.
KEYWORDS: Linguistic variation; Linguistic atlases; Portuguese Language Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.