VARIÇÃO DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA CIDADE DE GOIÁS
Visualizações: 22Palavras-chave:
Variação.Vilaboense.Você.CêResumo
Neste artigo, é desenvolvida uma análise variacionista do pronome de segunda pessoa você e sua variante cê, na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade e antiga capital do estado, a cerca de 140 km de Goiânia. Recorreu-se às pesquisas de Labov (1972; 2006), como aporte teórico, e às de Faraco (1996), Nascimento (2011, 2006, 2008a, 2008b, 2009), Vitral (1996) e Scherre (2010-2013), para cotejar resultados sobre a variável em questão em outras comunidades de fala do Brasil. O corpus, coletado especialmente para a pesquisa, é constituído por 24 entrevistas, gravadas com informantes vilaboenses, estratificados de acordo com o sexo/gênero (feminino e masculino), escolaridade (Ensino Médio e Ensino Superior) e faixa etária (25 a 35 anos e 36 a 50 anos). Após análise estatística dos dados no GoldVarbX (SANKOFF; TAGLIAMONTE, 2005), observa-se que a forma inovadora cê é mais frequente na fala vilaboense do que a forma conservadora você. Com relação às variáveis linguísticas, aquelas selecionadas como significativas pelo programa foram tonicidade da sílaba seguinte e paralelismo. Observou-se que falantes mais jovens tendem a utilizar mais a forma inovadora na comunidade de fala investigada. Tais resultados revelam um processo de cliticização da forma, com indícios de mudança em progresso.
ABSTRACT: In this article, a variationist analysis of the second person pronoun você and cê variant is developed, in the town of Goiás, a World Heritage Site and former state capital, about 140 km from Goiânia. Research by Labov (1972; 2006) was used, as a theoretical contribution, and by Faraco (1996), Nascimento (2011, 2006, 2008a, 2008b, 2009), Vitral (1996) and Scherre (2010-2013), to compare results about the variable in question in other speech communities in Brazil. The corpus, collected especially for the research, consists of 24 interviews, recorded with vilaboense informants, stratified according to gender (female and male), education (High School and Higher Education) and age group (25 to 35 years old) and 36 to 50 years). After statistical analysis of the data in GoldVarbX (SANKOFF; TAGLIAMONTE, 2005), it is observed that the innovative way you are more frequent in Vilaboense speech than the conservative way you. With regard to linguistic variables, those selected as significant by the program were the stress of the next syllable and parallelism I. It was observed that younger speakers tend to use the innovative form more in the investigated speech community. Such results reveal a process of cliticization of the form, with signs of change in progress.
KEYWORDS: Variation. Vilaboense. Você. Cê.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.